A Prefeitura de Paracatu, através da Secretaria de Meio Ambiente vai realizar a partir da próxima segunda-feira (06/05), um mutirão limpeza em toda a cidade com vistas principalmente à limpeza de áreas públicas e recolhimento de entulhos. Na última sexta-feira (26/04) O Secretário apresentou as empresas vencedoras da licitação, que receberam a ordem de serviço, para o início da limpeza da cidade.
Biólogos e especialistas em Engenharia Ambiental afirmam “apesar de ser necessário, o mutirão agora não será eficiente o bastante” e que “o sofrimento da população poderia ser evitado” pois a maioria dos municípios realizam os serviços a partir dos meses de janeiro e fevereiro para prevenir e amenizar a grande incidência de focos do mosquito da dengue que historicamente se concentra no entre os meses de março e abril. “-É nos meses de março e abril que as chuvas se alternam em períodos quentes. Uma área suja, que seja um lote particular ou uma área pública vira um mega criadouro do aedes aegypti, se fosse limpa antes, não teríamos o problema,” explica o biólogo Fábio Nascimento.
A cidade de Paracatu está entre às 7 cidades do estádo com mortes confirmadas em decorrência da dengue. O município se aproxima dos 2 mil casos confirmados de Dengue e já foi confirmado o primeiro caso "suspeito" de Chikungunya no início do mês de abril.
O Secretário de Meio Ambiente, Igor Pimentel justifica o atraso, atribuindo a falta de ação às condições orçamentárias do município.
“-Nós começamos esse serviço em maio, justamente porque é após o período das chuvas. Infelizmente nós não temos condições orçamentárias para iniciar esse serviço durante as chuvas, e um valor que fica realmente muito alto para a administração,” explicou Igor.
Segundo o secretário, “o serviço engloba a capina, o recolhimento dos resíduos e a pintura de meio fios das principais ruas e avenidas da cidade.” Ele falou também do valor dessa limpeza geral para os cofres públicos e que deve durar 3 meses;
“-Essa primeira etapa está orçada em 655 mil reais e esse serviço vai ser feito em toda a cidade, incluindo alguns povoados, como a Lagoa de Santo Antônio, Cunha, São Sebastião, São Domingo, então toda a cidade de Paracatu será contemplada com esses serviços e nós temos uma previsão de que estes serviços vão durar aproximadamente 90 dias,” finalizou Igor Pimentel.
O setor de limpeza urbana da secretaria de meio ambiente estará informando a população sobre as datas de limpeza em cada bairro ou povoados e tirando dúvidas e orientando os moradores.
Foto: Ass. Com Pref. Paracatu