Nexa apresenta Projeto de nova mina à população Paracatuense

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Supram) realizou nesta terça-feira, dia 23, em Paracatu, audiência pública sobre o Projeto Bonsucesso. O evento fez parte da etapa de licenciamento ambiental do empreendimento, e teve como objetivo apresentar o projeto à população. Estiveram presentes membros do órgão ambiental, representantes da comunidade, da empresa e de instituições da sociedade civil.

Rafael Ribeiro, gerente do projeto, deu início às atividades apresentando um breve histórico da atuação da Nexa na região e as principais características da nova mina. “Foi uma oportunidade de reforçar a importância da nossa continuidade no território. O projeto Bonsucesso representa a manutenção de empregos, impostos e projetos sociais, que contribuem para o desenvolvimento local”, afirmou. Em seguida, o consultor técnico Ricardo Fraguas apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Após as apresentações iniciais, os participantes inscritos dirigiram suas dúvidas aos responsáveis pelo empreendimento.

O Projeto Bonsucesso

Bonsucesso é um projeto de mina subterrânea da Nexa que prolonga a vida útil de outro empreendimento da empresa na região, o Complexo Morro Agudo, situado em Paracatu (MG). O principal produto será o zinco e a previsão é de que a fase de implantação se inicie em 2019, e a fase de operação em 2021.

A intenção da Nexa em ampliar a vida útil do Complexo Morro Agudo está alinhada com a estratégia do negócio, que prioriza o respeito pelo meio ambiente, às comunidades envolvidas e às outras diversas pessoas inseridas no processo. Com estratégias como o beneficiamento do minério na Planta já existente de Morro Agudo, por exemplo, não haverá a necessidade de construção de uma nova barragem ou usina.

Além disso, desde de 2010, a operação de Morro Agudo não gera mais resíduo. A unidade produz o Pó de Calcário Agrícola (PCA), utilizado na agricultura local.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo e ocupa posição de liderança na América Latina. Empresa investida do Grupo Votorantim, com mais de 60 anos de experiência na operação de ativos de mineração e metalurgia, a Nexa possui diversas operações no Brasil e no Peru. Duas das minas da companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo.

Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Fonte: Matheus Araújo / Ideia.Com

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button