Os Membros do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Paracatu (COMPHAP) se reuniram nesta última semana de forma extraordinária na sede de Secretaria de Cultura para deliberarem sobre processos de isenção do IPTU, aprovação de projetos na área do Núcleo Histórico de Paracatu e fazer uma avaliação do trabalho de conscientização da comunidade e preservação do patrimônio histórico de Paracatu.
Segundo Rose Cardoso, secretária do COMPHAP, “o conselho tem cumprido o seu papel de articular, propor, aprovar, cobrar e fiscalizar as demandas e projetos relacionados a preservação e defesa do patrimônio histórico do município.”
“-Sabemos que temos muito a fazer e é por isso que também temos trabalhado ações contínuas de educação patrimonial buscando usá-la como ferramenta, ou seja, como "um chamado" para que a comunidade se una a nós, em busca de melhorias para esse núcleo histórico, que é um dos cartões postais de Paracatu, patrimônio peculiar do noroeste e importante cenário no contexto histórico de Minas Gerais", afirmou.
O Ministério Público de Minas Gerais tem acompanhado de perto e sido parceiro das ações em defesa do Patrimônio Histórico da cidade.
Durante reunião do Conselho, a Promotora Dra. Mariana Leão, destacou o intenso trabalho e o comprometimento dos membros do COMPHAP, não só fiscalizando e conscientizando mas também buscando alternativas para os moradores.
“-Visto que esse trabalho tem apresentado resultados, tenho revertido recursos oriundos de multas para o Fundo e também temos acompanhado de perto as ações em prol da comunidade relacionadas a preservação do patrimônio histórico,” disse Dra Mariana.
Moradores sem condições Financeiras terão seus imóveis restaurados
Uma das ações mais comemoradas pelos membros do COMPHAP é o projeto que beneficia moradores de casas tombadas no núcleo historio e que não tem condições de reformar ou restaurar seus imóveis.
Os Conselheiros aprovaram inicialmente um recurso de R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais), provenientes do FUMPAC- Fundo Municipal do Patrimônio Cultural para início da obras de restauração das casas de pessoas que não possuem condições financeiras para executa-las. A escolha das casas foi feita depois de visitas técnicas e laudos de assistentes sociais que atestaram a necessidade da ajuda financeira.
Sobre o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagista de Paracatu – COMPHAP
O COMPHAP- Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Paracatu é órgão colegiado autônomo, normativo, encarregado de assessorar o Poder Público Municipal em assuntos referentes à proteção, conservação e defesa do patrimônio cultural do Município.
Criado em 1987, constitui-se em importante passo na direção da ampliação do espaço institucional da salvaguarda do patrimônio cultural Paracatuense e na consolidação das políticas públicas.
Este conselho, que acredita que ações referentes ao Patrimônio devem ser pensadas e trabalhadas durante todo o ano, tem lutado em prol da preservação do Núcleo Histórico de Paracatu.
Fotos: Arquivo COMPHAP
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.