As mudas do programa são produzidas no Viveiro de Mudas da Kinross, que atualmente fornece cerca de 30 mil unidades por ano. Parte delas vai para doação, que compreende o programa Doação de Mudas Itinerante, direcionadas tanto para empregados da companhia como para escolas e empresas. Até então, já foram distribuídas mais de seis mil mudas em 2018.
Entre as mudas mais pedidas estão pés de maracujá, goiaba, amora e manga. Entre as ornamentais e nativas, o hibisco, a rosa, e o ipê roxo e rosa fazem sucesso. O dia da doação é sempre divulgado na imprensa local, nas redes sociais e para líderes comunitários. Cada morador pode retirar até quatro unidades, de espécies iguais ou diferentes. Para Matheus Martins, empregado que faz parte da equipe responsável pelo Viveiro, o programa permite um momento de troca entre a equipe e os moradores de Paracatu. “Nós não vamos só para entregar as mudas. Muitas crianças vêm buscar as plantas e nós ensinamos sobre a importância de plantar. O mais importante é a preservação do meio ambiente”. Junto com as plantas, os empregados responsáveis pelo viveiro levam um folhetinho explicando toda a metodologia do plantio e dos cuidados necessários.
O Viveiro possui também em sua equipe, três funcionários portadores de deficiência, que atuam em todo o processo de produção das mudas, desde a colheita das sementes até a produção do adubo utilizado nos canteiros. A maioria das sementes é recolhida nas próprias reservas ambientais da Kinross ou doada por outros colaboradores. Já o adubo é feito pelo processo de compostagem, que utiliza o resíduo orgânico gerado na empresa, e depois misturado com terra, areia e adubo orgânico para servir de substrato para as plantas. Cada espécie é plantada no local ideal, dependendo da luz solar adequada, e até que fique no ponto para ser replantada pode se passar meses.
“O Viveiro existe desde a construção do nosso site, e fomos desenvolvendo mais usos para as mudas produzidas. Isso agrega valor, os funcionários podem conhecer o trabalho que está sendo feito e a comunidade também se beneficia”, explica Osmar Alves Ferreira, supervisor de Meio Ambiente, sobre o viveiro interno da Kinross.
Responsabilidade ambiental
O Viveiro de Mudas também é responsável pela maior parte das mudas usadas no programa de recuperação de áreas. O plantio abundante nesses locais acelera o reestabelecimento da terra das áreas utilizadas e áreas de empréstimo, de onde a terra é retirada para a construção da barragem. Aliado a isso, a Kinross também faz as chamadas “curvas de nível verde” nessas áreas, um processo que cria condições para redução da erosão e favorece a reabilitação do habitat.
Doação no bairro Primavera
A próxima parada do programa será no bairro Primavera, no dia 21 de dezembro, sexta-feira. A doação será realizada em frente ao posto de saúde do bairro (Rua Cajueiro, 345). Durante o evento, serão distribuídas senhas para os interessados, que poderão retirar até quatro unidades no local.
SERVIÇO
Doação de mudas no Bairro Primavera
Data: 21 de dezembro
Horário: 09h
Local: Rua Cajueiro, 345 – Primavera
