I Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Paracatu – FITEBOP

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Organizado pelo SESC LACES Paracatu em parceria com a Universidade de Brasília UNB, Laboratório de Teatro de Formas Animadas LATA, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu-MG/Secretaria de Educação, Fundação Casa de Cultura e Cine Teatro Santo Antonio.

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Paracatu apresenta-se como um evento que pretende dinamizar a cultura local por meio da rica linguagem do teatro de bonecos. A partir da apresentação de espetáculos, da realização de oficinas e de exposição de bonecos e fotos, oferecidos gratuitamente à comunidade, o Festival busca sensibilizar as novas gerações para os aspectos estéticos, éticos e educacionais desta arte, ao mesmo tempo em que promove a interação da cultura paracatuense com a cultura de outras cidades brasileiras e de outros países.

O Teatro de Bonecos é um campo da linguagem teatral onde os personagens são representados por bonecos que, animadas pelo ator-manipulador, criam a impressão de vida que é percebida pelo público.

Esta forma teatral secular está presente em diversas culturas, como na Índia e na China onde surgiu a mais de cinco mil anos. No Brasil, o teatro de bonecos mais antigo de que se tem notícia é o Mamulengo, tradição nordestina com mais de dois séculos de existência.

Os bonecos, por sua riqueza e liberdade artística; pelo seu poder de encantamento e sensibilização, apresenta-se como um forte canal de comunicação com os espectadores, seja ele infantil ou adulto. Esta linguagem, ao mesmo que tempo desenvolve a imaginação criadora de seu público, transmite conceitos relativos ao respeito à diversidade; ao meio ambiente; ao próximo.

Espetáculos

1) Huevo de Picaflor (Ovo de Beija-Flor) – Grupo La Fanfarria – Colômbia

Através de um relato primitivo, o espetáculo convida os espectadores a entrar no mundo mágico da floresta tropical e das comunidades que lá habitam; onde a terra e o homem se confundem; onde a voz do pai é a voz da sabedoria das eras; e a terra é a mãe, o seu princípio e fim.
Depois de sua infância e vida em comunidade, Beija-Flor deve partir para resgatar a menina Mariposa, seqüestrada por um espírito maligno que deixou a terra estéril. Assim, ele deve enfrentar uma longa viagem através da selva para descobrir seus segredos e seus frutos.
O Grupo La Fanfarria é uma entidade cultural sem fins lucrativos que existe desde 1972 e foi declarada como Patrimônio Cultural da cidade de Medellín, Colômbia. O Grupo já se apresentou em mais de 22 países da Europa e Américas em 44 eventos internacionais.

Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Jorge Luis Pérez Valencia
Atores: Jorge Luis Pérez Valencia; Ernesto Águila R Roldan e Ana María Ochoa Rojas
Producción:Ana María Ochoa Rojas
Música: Luis Fernando Franco
Classificação: Livre

2) As Bravatas do professor Tiridá na Usina do Coroné de Javunda – DF

O Professor Tiridá sai da cidade para procurar emprego no interior e encontra uma série de situações que o impedem de trabalhar. Com bom humor ele brinca com a situação de ora estar empregado, ora estar desempregado.

Ficha Técnica

Texto: Januário de Oliveira – (M. Ginu)
Adaptação: Grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos e Atores
Direção: Jana Azevedo e José de Campos.
Elenco: Guilherme Carvalho e Kaise Helena.
Músico: Guilherme Cascaes
Classificação: Livre

3) CAPITAL – DF – Grupo Pirilampo

O espetáculo CAPITAL tem como propósito repensar fatos históricos da maior e mais ágil epopéia moderna: a construção de Brasília. O enredo é um misto de realidade e ficção com o olhar voltado para os Candangos, nome dado aos trabalhadores que realizaram com suor, coragem e garra a interiorização da Capital.

Ficha Técnica

Texto: Guilherme Carvalho
Direção: Guilherme Carvalho e Kaise Helena
Elenco: Guilherme Carvalho e Ana Luíza Bellacosta
Músico: Guilherme Cascaes
Iluminação: Michele Schimidt
Equipe técnica: Kaise Helena
Classificação: 12 anos

4) Pra subir na vida – DF Grupo Pirilampo

Neste espetáculo o palhaço Pipino é um vendedor que brinca com histórias de trabalho onde dribla os percalços sem contar com o risco do desemprego. Sempre acompanhado de sua fiel companheira: Remela, sua mala de estimação.
Na venda de escadas, através de uma rebuscada mímica com habilidades circenses, precisa enfrentar sua concorrente desleal. Números tradicionais do circo brasileiro e manipulação de bonecos resultam em gargalhadas garantidas para todos os tipos de platéia.

Ficha Técnica

Concepção e atuação: Guilherme Carvalho
Músico: Guilherme Cascaes
Classificação: Livre


O Grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos e Atores existe desde 2001 e participa ativamente do movimento teatral brasiliense. Ao longo dessa trajetória, realizou mais de 12 montagens teatrais, participou diversas edições de festivais de teatro de bonecos e atores pelo Brasil e de uma edição de festival em Quito (Equador). Percorreu com circulação de espetáculo por todo o DF e entorno, e por vários municípios brasileiros nos Estados do Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Paraná e Minas Gerais.
Além dos espetáculos e oficinas que realiza, o grupo é parceiro-colaborador do Laboratório de Teatro de Formas Animadas da Universidade de Brasília.
O grupo integra ainda a Cooperativa Brasiliense de Teatro e a Associação Candanga de Teatro de Boneco

5) Teatro Lambe – Lambe – Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA – DF

Este espetáculo, que dura pouco mais de 03 minutos é apresentado por bonecos minúsculos, que são assistidos por um espectador de cada vez através de um buraco na caixa preta, que muito se assemelha com as antigas câmeras fotográficas, daí de onde se deriva o seu nome.
O Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA – é um grupo de pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, UnB, que trabalha com pesquisa; encenação de espetáculo e oficinas tendo como foco o Teatro de bonecos, objetos e sombra. O LATA é composto por alunos da UnB e é coordenado pela Professora Izabela Brochado.

Exposição – Museu Itinerante de Bonecos

No Museu Itinerante serão expostos cerca de 50 bonecos de diversas técnicas, materiais e lugares, incluindo vasta coleção de Mamulengos e bonecos da Índia, Chile, Tailândia, entre outros. Estes bonecos carregam as histórias de seus lugares de origem e dos lugares por onde passaram. Levam junto de si o legado de mestres, artesãos, artistas. Contam sobre mundos visíveis e invisíveis. Desenham com seus movimentos, vozes e cantos outras formas de ver o mundo. Além das figuras, também serão expostas fotos de bonecos e seus fazedores.
É este mundo que queremos compartilhar com as crianças, jovens e adultos, valorizando o lúdico e a importância do fazer artístico, acreditando numa educação construída a partir de trocas.

Oficinas de construção e manipulação de bonecos

Destinada especialmente a professores, artistas e animadores culturais, a oficina pretende introduzir os participantes na linguagem do boneco de luva.

Apoio:

Departamento de Artes Cênicas/Instituto de Artes; Decanato de Assuntos Comunitários e Decanato de Extensão – Universidade de Brasília – UnB.

Equipe Organizadora e Técnica

Coordenação Geral: Izabela Brochado
Assistente de Coordenação: Kaise Helena
Curadoria: Izabela Brochado e Kaise Helena
Técnico de Luz: Diego Borges
Técnico de Som: Ailton Solles
XMCred Soluções Financeiras
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