Entre 26 de novembro de 2017 até 25 de novembro de 2018, a Igreja Católica do Brasil celebrou o Ano Nacional do Laicato, inspirado na temática “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e no lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14).
E neste último domingo, dia (25/11) em comunhão com a Igreja do Brasil, a Diocese de Paracatu, durante a solenidade de Cristo Rei, encerrou o Ano Nacional do Laicato.
Na Paróquia Santo Antonio, fiéis de todas as comunidades se reuniram para uma celebração na Catedral Matriz de Santo Antonio, realizada pelo Pároco Padre Marcos Antonio.
O Ano Nacional do Laicato foi instituído ainda em 2017 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e motivado pelo Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), em resposta a um pedido do Santo Padre, o Papa Francisco: fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”.
Ao longo deste ano festivo, os fieis foram convidados, com mais frequência, entusiasmo e vigor, a renovarem o compromisso assumido com batismo, de evangelizar, levando o nome de Deus aos quatro cantos do mundo, e aprofundar a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos e atender a convocação para o trabalho na messe do Senhor, construindo o Reino de paz e de justiça.
“-Essa comemoração ressalta aquilo que está no coração da vocação dos cristãos leigos: ser ‘sal da terra’ e ‘luz do mundo’. A participação ativa dos leigos nas atividade da nossa comunidade é fundamental; e ao mesmo tempo, torna-se cada vez mais necessária, nos diversos campos da vida social. Rezemos, especialmente, pelos cristãos leigos e leigas, chamados a participar ativamente da vida e da missão da Igreja, na comunidade e no mundo”, explicou Padre Marcos.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.