Atendentes da instituição estão visitando as empresas de Paracatu para aplicar um diagnóstico de gestão básica, sem custo para o empresário, abrangendo temas como finanças, operações e mercado. A partir deste diagnóstico, são apresentadas soluções para melhoria do negócio. Há duas semanas, Alessandra Nunes de Oliveira recebeu a visita do programa em sua loja de roupas, semijoias e cosméticos. “A orientação financeira refletiu diretamente no meu lucro. As planilhas entregues pela atendente foram muito úteis, desde o cálculo de impostos até o preço que devo colocar nos produtos”, destaca.
Segundo o consultor do Sebrae Minas, Lucas Jacob, a intenção do programa é auxiliar nas principais dificuldades do dia a dia da gestão do negócio e indicar outras soluções do Sebrae alinhadas às necessidades do empresário. “Nosso objetivo é atender quem não pode se ausentar do seu local de trabalho para ir ao ponto de atendimento. Este primeiro contato é importante para os comerciantes entenderem de que forma podemos auxiliá-lo”, afirma.
Proprietário de uma livraria há três anos e meio em Paracatu, Pedro Júnior recebeu a visita do Sebrae na Sua Empresa, pela segunda vez, em agosto deste ano. “A primeira foi no início de 2017, e me despertou para uma série de atividades que poderiam me auxiliar no desenvolvimento da loja. Participei de uma turma de BootCamp, fiz uma consultoria de gestão financeira e de visual de merchandising. Algumas mudanças vieram após estas capacitações, como a mudança de endereço, pois estava com muita mercadoria em um espaço pequeno”, conta o empresário. “Eu tinha dificuldade em organizar o financeiro, pois meu tino sempre foi para vendedor, não administrador. Neste aspecto este atendimento foi muito relevante."
Até o fim deste ano, o Sebrae na Sua Empresa deve atender cerca de 600 estabelecimentos somente em Paracatu. Os empresários interessados em receber a visita do programa podem entrar em contato pelo telefone (38) 3679-8300. Nas 29 cidades da área de cobertura da Regional Noroeste a expectativa é visitar 2,4 mil empresas até dezembro. No ano passado, foram realizados 1.485 atendimentos na Regional.

