Organizada pela associação de moradores da comunidade São Domingos, com o apoio da Kinross, a iniciativa será uma oportunidade de os empresários conhecerem os biscoitos, bolos e pães da Fábrica e fomentar negócios com o empreendimento. “As quitandas carregam as tradições e os valores da nossa comunidade. São receitas que passaram de geração em geração e que contam a história de São Domingos”, explica Irene dos Reis, coordenadora da Fábrica e presidente da Associação de Moradores do bairro.
A Fábrica de Biscoitos do São Domingos é um projeto apoiado pela Kinross, por meio do Programa Integrar – Eixo Geração de Trabalho e Renda, e visa resgatar a tradição local por meio da gastronomia e na oferta de novas oportunidades de geração de trabalho e renda para a comunidade. Hoje, a Fábrica conta com um grupo de oito mulheres, que produzem uma grande variedade de pães, bolos, biscoitos, bolachas e roscas – tudo de forma artesanal.
Tradição ilustrada
Uma das atrações do café com os empresários é o lançamento de um zine – publicação impressa independente, de pequena escala, geralmente produzida por um só autor ou pequeno grupo de pessoas – sobre histórias, tradições e culinária local da comunidade São Domingos. Em julho, 22 jovens da comunidade participaram de oficinas promovidas pelo Programa Integrar: uma de gastronomia, aprendendo receitas típicas da região; e outra de comunicação, com a produção da publicação. As atividades foram realizadas pela Kinross, com o apoio técnico da Fundação Conscienciarte e Associação Imagem Comunitária (AIC).
Serviço
Café da manhã com os empresários
Data: 11/08/2018
Horário: 09h
Local: Fábrica de Biscoitos São Domingos | Rua Principal nº 1550 – São Domingos – Paracatu/MG


