Mais uma vez preocupado com a educação da nossa cidade o Professor e Vereador Glewton de Sá levou para a tribuna da Câmara Municipal nessa ultima segunda feira a discussão sobre os resultados do desenvolvimento da educação brasileira com ênfase nos índices da educação publica de Paracatu divulgada pelo IDEB.
De acordo com o IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil, o esperado para o período era nota 4,2, subiu para 4,6 em 2009. Nos anos finais, o indicador foi para 4,0 pontos, superando a meta de 3,7 para o ano. O mesmo ocorreu no ensino médio, que obteve índice de 3,6. O objetivo era registrar pelo menos 3,5 nessa etapa de ensino no período.
Esses índices mostram que a educação básica no país melhorou como mostra a exemplo de Tocantins que deixou de ser o ultimo lugar no ranking da qualidade da educação no Brasil superando a meta para 2009. Um fator importante para se alcançar a meta foi à integração entre pais, alunos e professores. Na hora de pagar as contas todo mundo participa, as escolas recebem recursos e quem decide onde o dinheiro deve ser aplicado é o conselho formado por diretoria, professores, alunos e pais. Outro fator que contribuiu para que Tocantins surpreendesse no resultado do IDEB foi o reajuste salarial de R$ 600,00 por mês para R$ 1.900,00 dando um incentivo aos professores.
Segundo o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito a Educação, Daniel Cara, disse em uma entrevista a Agencia Brasil que não é possível dar um salto nos índices da qualidade da educação sem antes melhorar o salário dos professores.
Alem de medir a qualidade de ensino no País, o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) d 2009 revela o desafio que é mudar a situação de escolas e cidades com desempenho muito ruim.
Em Paracatu notou-se uma maior dedicação dos professores para o desenvolvimento dos índices da educação em nosso município. O IDEB – divulgou as notas previstas e as notas alcançadas para 2009:
Caic – previsto (3,5), alcançado (4,0)
Gidalte – previsto (2.5), alcançado (4,1)
Delano – previsto (3,0), alcançado (3,4)
Cacilda – previsto (2,9), alcançado (4,0)
Julia – previsto (2,7), alcançado (3,9)
Dom Serafim – previsto (3,0), alcançado (4.2)
Altina – previsto (3,1), alcançado (3,4)
Antonio Carlos – previsto (4,3), alcançado (5,0)
Polivalente – previsto (4,2), alcançado (4,2)
Afonso Roquete – previsto (3,6), alcançado (4,5)
Olindina – previsto (3,0), alcançado (3,6)
Maria Trindade – alcançado (4,1)
Afonso Novais – alcançado (4,5)
Altina de Paula – alcançado (4,3)
Arquimedes Meireles – alcançado (4,1)
Jose Palma – alcançado (3,5)
Após levar a conhecimento todas as informações e vendo por parte dos docentes um maior compromisso com a educação, indignado com a apropriação indébita de verbas não repassadas ao Sindicato dos Servidores Públicos o Professor e Vereador fez a seguinte colocação “os alunos e os professores que movem a educação, por que se dependermos do salário e do apoio do governo com certeza estaríamos em outra profissão”.