A penúltima pré-assembleia da Coopervap, realizada dia 16 de março, no Sítio Paraíso, foi marcada pelo clima de despedida do presidente Vasquinho, que acaba de ser eleito, por unanimidade, como presidente da Cemil. “Paracatu está apenas me emprestando para Patos de Minas,” disse Vasquinho, explicando que toma posse no próximo dia 03 de abril e deve se mudar para Patos de Minas, onde é a sede da Cemil. “-Mas só estou indo para a Cemil porque sei que a Coopervap está ficando nas mãos de pessoas extremamente competentes e responsáveis,” completou Vasquinho, anunciando que Valdir Oliveira vai assumir a presidência e para seu lugar, na diretoria de Negócios, vai o conselheiro Altino José.
Durante a prestação de contas feita aos cooperados das regiões Novo Barreiro, Engenho do Padre, Santa Rita e Cunha mostrou uma empresa sólida e lucrativa. O superintendente Iano José colocou os cooperados a par de todas as operações da Coopervap e mostrou os resultados como sendo o melhor de Minas Gerais entre as cooperativas agropecuárias. “Tivemos novos associados, captamos 265 mil litros de leite dia, efetuamos diversos investimentos, recolhemos 29 milhões de reais em impostos, e ainda conseguimos reduzir nossas dívidas pagando 25 por cento delas”, relatou o superintendente.
Iano destacou também que a Coopervap mantém um bomestoque e tem seu índice de liquidez na casa de 1 real e 28 centavos. Mesmo com novas concorrências surgindo, os supermercados, a farmácia, a veterinária, os postos de combustíveis, o departamento agrícola e o setor de agropecuária apresentaram bons rendimentos, com lucros que ultrapassaram os 6 milhões de reais.
O presidente Vasquinho disse que os resultados obtidos em 2017 são muito significativos e garantiu que a diretoria está sempre atenta ao mercado, seguindo firme no propósito de buscar resultados ainda melhores a cada dia.
O conselheiro Silvinho de Sá, que é da região, fez uso da palavra e atestou o comprometimento e a transparência de Vasquinho e Valdir à frente da Cooperativa de Paracatu. Os conselheiros fiscais, da mesma forma, atestaram os números apresentados e confirmaram que a Coopervap cresce a cada dia.
Próximo presidente
O diretor de Negócios Valdir Oliveira agradeceu aos conselheiros, colaboradores e cooperados ressaltando que 2017 foi um ano difícil, porém com a força de vontade de todos foram obtidos bons resultados. Emocionado, Valdir lembrou sua vida de batalhas e disse que com honestidade e muito trabalho superou todas elas e alcançou seus sonhos. “Quero continuar contando com o apoio de todos que estiveram ao meu lado até hoje,” finalizou o Valdir.
Plano de Atividades
Elaborado pela gestão de cooperativismo, juntamente com a diretoria e com significativa contribuição do Comitê Educativo, o Plano de Atividades da Coopervap para o ano de 2018 busca contemplar melhor os cooperados com vistas ao seu fortalecimento e o da cooperativa. O plano apresentado será executado na gestão do novo presidente Valdir e o novo diretor de Negócios Altino José.
Sobre a Cemil
A CEMIL é hoje uma das mais importantes indústrias de leite longa vida e bebidas lácteas de Minas Gerais, bem como uma das marcas mais vendidas do país, com distribuição de produtos em 19 estados em território brasileiro.
Em mais de 20 anos de trabalho, a empresa processa mais de 3 bilhões de litros de leite de cooperados, garantindo progresso, segurança e estabilidade a inúmeras famílias, colaborando assim para o desenvolvimento da região na qual atua.
Ao longo de toda a história, a CEMIL foi guiada pelos princípios cooperativistas e investiu não só em ampliações e melhorias de nossa fábrica, mas também em projetos sociais, patrocínio de atletas e eventos esportivos.
Fonte: Jornal Visão Regional