A Mineradora Kinross anunciou nesta quarta-feira (14/02) a aquisição de duas usinas hidrelétricas no estado de Goiás, de uma subsidiária da Gerdau por U$ 257 milhões. Espera-se que as duas usinas assegurem um fornecimento de energia de longo prazo para a mina da Kinross em Paracatu, resultando em menores custos de produção ao longo da vida útil da mina.
A Kinross concordou em adquirir as usinas hidroelétricas de Barra dos Coqueiros (BCQ) e Caçu, localizadas no rio Claro, em Goiás, a aproximadamente 660 quilômetros a oeste de Paracatu. Infraestrutura adicional não se faz necessária para que as usinas BCQ e Caçu forneçam energia para Paracatu devido à infraestrutura bem desenvolvida do Brasil e mecanismos de mercado existentes para a transmissão e utilização da energia.
Espera-se que a aquisição permita que a Kinross reduza os custos operacionais em Paracatu, eliminando aproximadamente 70% das compras futuras de energia. Além disso, a legislação brasileira fornece tarifas de energia reduzida para empresas que geram sua própria fonte de energia.
Devido a tarifas reduzidas, a Companhia espera economia de aproximadamente U$ 15 por onça, que está incluída como parte da economia total esperada de aproximadamente U$ 80 por onça de custo de produção de vendas ao longo da vida útil da mina. Espera-se que as usinas tenham custos operacionais e de manutenção relativamente baixos, como é típico das usinas hidrelétricas.
Ambas as usinas estão em operação desde 2010 e têm uma capacidade instalada total de 155 MW (BCQ – 90 MW; Caçu – 65 MW), e deverão fornecer aproximadamente 70% das necessidades futuras de energia de Paracatu. Os 30% restantes da demanda de energia de Paracatu deverão continuar sendo atendidos por fornecedores terceirizados em contratos de compra de energia de prazo fixo.
Para ajudar a facilitar uma transição de propriedade e gerenciamento, a Kinross espera assumir o contrato de operação e manutenção BCQ e Caçu já existente. A Kinross também gera sua própria energia em Tasiast, Kupol e Dvoinoye.
A expectativa é que a aquisição se conclua em aproximadamente três a seis meses, sujeita às aprovações regulatórias e à satisfação de outras condições prévias.
Fonte: Fran Dornelas / Ideia Com
Fotos: Luciano Cabral / Divulgação Hidro Elétrica Caçu