Levantamento divulgado pelo Sebrae Minas revela que, em 2017, as Micro e Pequenas Empresas da cidade geraram 750 novas vagas
Paracatu está entre as dez cidades que tiveram os melhores saldos de empregos gerados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) mineiras em 2017. É o que mostra o levantamento feito pelo Sebrae Minas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No ranking das cidades mineiras que tiveram o melhor desempenho na geração de emprego pelas MPEs Paracatu ocupa a 9º posição, com 750 novas vagas, e figura entre grandes cidades do Estado como Belo Horizonte, Betim e Uberlândia, que ocuparam o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Segundo o gerente da Regional Noroeste do Sebrae Minas, Marcos Alves, estar entre os dez primeiros de um total de 853 cidades, e à frente de municípios maiores demonstra claramente que Paracatu reúne condições necessárias para um ambiente favorável ao desenvolvimento e crescimento de pequenos negócios. “A geração pulverizada de empregos pelas MPEs e não vinculada a uma única âncora traz maior segurança na manutenção destes postos de trabalho, pois os riscos inerentes a qualquer atividade econômica estão distribuídos e não concentrados”, destaca.
A agropecuária foi a atividade que concentrou a maior parte dos empregos gerados pelas MPEs da cidade, com 317 vagas, seguidos pelos setores do comércio (187 vagas), serviços (178 vagas) e construção civil (67 vagas). As ocupações que tiveram a maior parte dos postos de trabalho abertos pelas micro e pequenas empresas de Paracatu foram: alimentador de linha de produção (184 vagas), operador de caixa (42 vagas) e auxiliar de escritório (41 vagas). O salário médio de admissão na cidade, em 2017, ficou em R$ 1.266,32.
Fonte: Flávia Ferraz / Ideia Com