Os bispos do Regional Leste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concluíram hoje a sua visita Ad Limina Apostolorum ao Vaticano.
Segundo a reportagem dos órgãos de imprensa da Santa Sé, o Papa tem muita esperança na Igreja do Brasil "pela vivência dos católicos, do povo de Deus e, também, pelo importante empenho dos bispos nas suas dioceses". E confirmou que os bispos "estão empenhados em levar adiante a evangelização usando os meios de comunicação que são importantes para o Evangelho chegar a todos. E a esperança do Santo Padre é de, também, nós bispos tenhamos uma comunhão profunda com ele, com toda Igreja e estejamos atentos às necessidades do povo de Deus".
Os bispos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo iniciaram sua visita no dia 7 deste mês. Período bom para que os prelados pudessem visitar um grande número de dicastérios romanos.
O Bispo de Paracatu (MG), foi um dos destaques durante a transmissão da Rádio Vaticana e em sua fala Dom Leonardo Miranda Ferreira, destacou que foi muito emocionante e enriquecedora. "A visita é um momento de comunhão com o Santo Padre, uma coisa excepcional, cheia de emoção, e enche o coração da gente de disposição, renova muito nosso compromisso de pastores, de amor à Igreja e ao nosso povo. A gente leva não só aquela palavra tão autorizada do Santo Padre, mas também as orientações que recebemos nas inúmeras Congregações e Pontifícios Conselhos que visitamos".
O Bispo de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, também se disse "muito contente" com esses dias de vida e recorda o encontro com Bento XVI. "Expressamos nossa satisfação em termos sido recebidos pelo Papa. O Santo Padre nos chamou atenção que o nosso apostolado só será proveitoso se for testemunhado pela credibilidade da nossa vida", recordou o bispo, apontando o compromisso dos prelados. "É o que nós queremos também (…). Queremos sem dúvida estar ao serviço do nosso povo, para que o nosso povo sinta em nós o testemunho do Bom Pastor. E se isso for realizado já fizemos um grande trabalho".
"Primeiramente a santidade da nossa vida deve ser a base de todo nosso trabalho pastoral e missionário. Nós todos temos que fazer tudo para nutrir, alimentar a fé do nosso povo, através, não só do nosso trabalho, mas através de nossa santificação, do nosso testemunho de vida, e também do nosso zelo na pregação da Palavra e na celebração dos sacramentos", conclui Dom Diamantino.
A visita Ad Limina acontece a cada cinco anos e é uma oportunidade para os prelados visitarem os dicastérios da Cúria Romana e serem recebidos pelo Papa Bento XVI.
Nos links abaixo você pode conferir na integra a entrevista que Dom Leonardo concedeu à Rádio Vaticana
http://212.77.9.15/audio/ra/00214480.RM
http://212.77.9.15/audio/ra/00216057.RM