O Parceria Votorantim pela Educação, juntamente com o MEC (Ministério da Educação) é um projeto que visa a construir uma agenda positiva para debater e qualificar a educação pública em 88 cidades de 18 Estados brasileiros.
O projeto, desenvolvido em parceria com representantes de diversos setores da sociedade, prevê oficinas de capacitação para mobilizadores locais, reuniões com agentes locais, encontros com o poder público e campanhas de comunicação, de acordo com as características e demanda de cada município.
O objetivo é sensibilizar e mobilizar as comunidades onde o grupo Votorantim atua para a melhoria da qualidade da educação básica oferecidas nas escolas públicas, assegurando o direito de aprender a todas as crianças e adolescentes.
O papel do Instituto Votorantim é sensibilizar públicos envolvidos com o tema, contribuir com sua capacitação e convidá-los a acompanhar a gestão da educação em suas cidades e regiões. As ações são voltadas para gestores municipais, lideranças locais ligadas à causa da educação, comunidade escolar (diretores, coordenadores, professores e alunos), famílias e imprensa.
Uma das ações da Votorantim é o Premio Comunicador Parceiro da Educação, voltada para jornalistas dos municípios participantes do projeto, que ira reconhecer o trabalho da imprensa na difusão de informações sobre a educação local, visando colocar a educação na pauta da imprensa local. Poderão participar desse projeto os comunicadores que atuem nos municípios parceiros da Votorantim. As inscrições serão no mês de outubro no site (www.blogeducacao.org.br).
O premio ira reconhecer o trabalho de profissionais de comunicação que atuam em rádios, tevês, jornais, revistas e veículos on-line que tem atuação destacada na cobertura do tema educação. A premiação será uma viajem de formação em São Paulo, a ser realizada em novembro, a troca de experiências com comunicadores renomados, visita a veículos de comunicação da cidade de São Paulo, discussão sobre políticas publicas e indicadores na área. Assim como formas inovadoras e positivas de produção de reportagens sobre a temática.