Depois de 33 anos acompanhando a trajetória do pai em Mineradora, filho ingressa na empresa em Paracatu
Não é incomum conhecer histórias de filhos que seguem a carreira dos pais. Porém, trabalharem na mesma empresa é mais raro. Em Paracatu, município que tem como uma de suas vocações a mineração, um caso se destaca. Depois de 42 anos trabalhando na Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, o geólogo Glacir Romagna tem o orgulho de ter seu filho, Andrei Vargas Romagna, de 33 anos, ingressando no mesmo ramo em que atua.
Glacir começou a trabalhar na Companhia em outubro de 1975, atuando na implantação da mina subterrânea na unidade de Morro Agudo, em Paracatu. O apreço pela área e a dedicação na empresa inspiraram o filho a trilhar um caminho semelhante: neste ano, formado em engenharia florestal, ingressou na empresa como analista de meio ambiente.
“É prazeroso ter o filho próximo dessa forma, iniciando a sua trajetória profissional”, revela Glacir, que costumava levar o pequeno Andrei na empresa para que ele conhecesse o seu trabalho. Durante a implantação da mina, realizou os trabalhos iniciais de pesquisa subterrânea e desenvolvimento. “É uma área da qual eu gosto muito. A mineração subterrânea possui muitos detalhes, exigindo pesquisa e um mapeamento minucioso”, explica o geólogo, que ocupa atualmente o cargo de consultor de Geologia.
Glacir acredita que influenciou o filho na escolha da área. “Acho que o inspirei nesta trajetória. Não na formação, já que ele é engenheiro florestal e eu, geólogo. A área escolhida que foi a mesma, a das chamadas ‘ciências da terra’”, pontua.
“As pessoas ficam surpresas quando descobrem que sou filho dele. Dizem que esta oportunidade de podermos trabalhar juntos é um privilégio”, reconhece Andrei, que começou na empresa em junho deste ano. Para ele, que cresceu vendo o pai atuar na mineração, é um orgulho trabalhar aoseu lado: “Percebo o quanto o trabalho dele foi e é importante para a empresa. Hoje, eu tenho essa oportunidade única de tê-lo não só como pai, mas também como colega de trabalho”.
Para Glacir, a experiência tem sido inspiradora. “É interessante e motivador que a gente venha a se encontrar agora, trabalhando no mesmo lugar. Eu, no final da minha carreira, e ele começando”, finaliza.
De acordo com Victor Silva, gerente geral da empresa, o exemplo de Glacir e Andrei é uma demonstração de que a empresa valoriza seus empregados, permitindo um ambiente saudável de troca de saberes e experiências entre seus profissionais. “É uma história muito bonita, que mostra como a atuação do pai influenciou o filho a trilhar um caminho profissional semelhante. Para nós, é um orgulho ver essa história acontecendo dentro da empresa”, ressalta.
Fonte: Gustavo Monteiro / Ideia Comunicação
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.