O município de Unaí, no Noroeste do estado, recebeu nesta quarta-feira (23/8) profissionais da segurança pública e da sociedade civil no 5º Encontro Regional de Polícia Comunitária. O objetivo do evento é trocar experiências e boas práticas de polícia comunitária, além de difundir o conceito do tema e estreitar os laços com a população local.
O evento aconteceu na Câmara Municipal da cidade e reúne cerca de 100 pessoas entre servidores do corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, sociedade civil, representantes da Rede de Vizinhos Protegidos e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep’s).
O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) por meio da Escola Integrada de Segurança Pública (EISP).
A primeira palestra do dia foi sobre “Polícia Comunitária: conceito, mobilização e troca de experiências”, ministrada pelo 2º Tenente da Polícia Militar, Márcio Caeiro da Silva e pelo 2º Sargento do Bombeiro Militar, Higor Gonçalves Mourão.
No período da tarde o tema do debate foi “Mediação e resolução pacífica de conflitos/Práticas de polícia comunitária” que será ministrado pelo chefe de Departamento, Marcos Tadeu de Brito Brandão.
O intuito da Sesp é levar o encontro para todas as 19 regiões integradas do estado (Risp’s), capacitando assim cerca de 1.800 pessoas. Já receberam o evento as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano e Teófilo Otoni.
Crédito (fotos): Fernando Rodrigues de Oliveira
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)