Apresentado como instrumento fundamental para a diminuição da violência em Paracatu, o programa Olho Vivo está perdendo sua eficácia na cidade. Isso porque, boa parte das 16 câmeras instaladas atualmente na cidade não estão funcionando corretamente por falta de manutenção, segundo informações do Tenente Cel Salustiano Michalick da Polícia Militar (PM), durante audiência pública sobre segurança realizada na Câmara na última semana.
No último mês, uma farmácia foi assaltada no centro da cidade e ao procurar imagens do monitoramento para ajudar a identificar os bandidos, o empresário, proprietário do comércio recebeu informações de que a câmera instalada em frente ao seu comércio não estava funcionando.
“É a segunda vez que sou vítima de crime e a câmera não registra nada. Daí vem a pergunta de nós cidadãos que pagamos impostos: como assim? As câmeras são enfeites? É um absurdo isso”, reclamou a vítima do roubo à nossa reportagem, que solicitou anonimato, para não expor ainda mais os comerciantes próximos.
Segundo informações do comandante da PM, “98% dos crimes que acontece, próximo às câmeras do Sistema Olho Vivo são solucionados.”
Ainda durante a audiência pública, o Secretário de Indústria e Comércio do Município, Cel Carlos Renato Zenóbio, explicou que, “apesar de não ser de competência da Prefeitura, o governo municipal assumiu a manutenção do sistema e que o processo de licitação para contratação de empresa para manutenção do sistema olho vivo foi iniciado no dia 05 de junho.”
Perguntamos ao superintendente de licitações do município sobre um prazo médio para os trâmites legais e contratação da empresa, mas ele disse que ainda estão na fase de levantamento de dados e orçamentos e não há previsão para início do processo.
Saiba mais
O sistema de videomonitoramento vem sendo implantado em Minas desde 2004. A intenção do Olho Vivo é aumentar a segurança da população ao monitorar, 24 horas por dia, as áreas de alta incidência de crimes contra o patrimônio.
Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), apesar de o foco do Olho Vivo ser os roubos, o programa ajuda a evitar todos os tipos de crimes.