A Câmara de Paracatu recebeu nesta segunda feira (27/03) o Projeto de Lei do Prefeito Olavo Condé (PSDB) que cria a Secretaria Municipal de Segurança Publica de Paracatu.
A nova pasta ficará responsável pela integração dos órgãos de segurança da cidade, bem como a fiscalização do trânsito, guarda e vigia de patrimônios públicos e históricos, entre outras funções.
A ideia de se criar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública em Paracatu é bem antiga e foi defendida ainda no ano de 2015 pelo então vereador e Cabo Gilvan que teve o aval do Prefeito Condé e no ano de 2016 foi “informalmente” criada, em um primeiro momento, substituindo a Secretaria de Indústria e Comércio e tendo sido nomeado para ocupar a pasta o Coronel Carlos Renato Zenóbio, que atuou durante vários anos à frente do 45º batalhão de Polícia Militar de Paracatu.
No primeiro momento, devido a divergências na Câmara e falhas apontadas no Projeto de Lei, o próprio Prefeito pediu a retirada do mesmo, que tramitava pelas Comissões da Casa Legislativa.
Um ano depois, enfim o projeto foi apresentado na Câmara e desta vez, além de bastante comemorado pelos parlamentares, tem a certeza de que será aprovado com facilidade pois o governo não tem oposição na Câmara.
O Presidente da Câmara, Vereador Ragos Oliveira (PT), destacou que “o Prefeito Condé atende a uma expectativa de mais de um ano de cobrança e que é u momento de muita alegria para a população de Paracatu.”
“-Um dos departamentos da Secretaria de Segurança é a Guarda-Municipal, que passou da hora de ser criada porque infelizmente a violência bate na porta de todos, independente de condição social,” afirmou Ragos.
Conheça o Secretário Municipal de Segurança Pública
Coronel PM Carlos Renato Zenóbio, 52 anos, natural do Rio de Janeiro. Entrou para a Polícia Militar em 1985, como Cadete e foi declarado Aspirante a Oficial em 1987, sendo designado para o Batalhão de Trânsito em BH. Foi promovido a Segundo Tenente em 1988, a Primeiro Tenente em 1989, Capitão em 1993, Major em 1999 todos por merecimento. Já em 2012 foi promovido a Tenente Coronel por antiguidade e por tempo de serviço a Coronel, último posto da hierarquia na carreira militar.
Já atuou no Batalhão de Trânsito em BH; no 5º Batalhão em BH; 9º Batalhão em Barbacena; 1º Batalhão em BH; 13º Batalhão em BH; Diretoria de Apoio Logístico em BH; 22º Batalhão em BH, função de Comando; 55º Batalhão em Pirapora, função de Comando; 45º Batalhão em Paracatu, Comando; Sub Comando do 28º Batalhão em Unaí; Chefia do Estado Maior da 16ª RPM.
Possui os seguintes cursos em seu currículo: Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar; Curso de Gestão Estratégica na Fundação João Pinheiro; e Curso de Extensão e Gestão Estratégica na UFMG.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.