Com a finalidade de desenvolver e viabilizar as políticas efetivas para o enfrentamento das drogas e redução do número de dependentes no estado, foi empossada a nova subsecretária de Políticas sobre Drogas, Patrícia Magalhães.
Conhecida por sua vasta experiência e dedicação aos projetos voltados à prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, acolhimento e reinserção social de adictos, ela é respeitada pelos militantes, idealistas e especialistas na temática.
Patrícia também coordena, voluntariamente, o "Mundo Novo Sem Drogas" que tem como objetivo resgatar os acometidos pelo mal das drogas e que, sem esperança, buscam um novo caminho. O projeto, também, realiza triagem e encaminhamento de usuários de drogas às comunidades terapêuticas e de apoio e orientação às famílias.
A nova sub secretária, que chegou a morar nas ruas de Belo Horizonte e foi usuária de crack durante anos, gosta de lembrar que está (atualmente, na ocasião da entrevista) há 6 anos e 10 meses livre das drogas e na batalha diária assim como outros “adictos”.
De forma muito simpática e exclusiva, Patrícia Magalhães recebeu a nossa equipe e concedeu a primeira entrevista como Secretária de uma das pastas mais importantes do Governo, ligada à Secretaria de Segurança Pública.
Paracatu.Net: Patrícia, a sua história não está começando agora, como foi o seu início na militância nesta luta contra as drogas?
Patrícia Magalhães: A minha história foi uma história de vida, pois cheguei no fundo poço, as drogas me venceram eu perdi tudo, inclusive a dignidade por causa das drogas, mas graças a Deus um dia eu reconheci que precisava de ajuda, eu tive a humildade de pedir ajuda e tive mãos estendidas e a partir do tratamento em uma Comunidade Terapêutica eu tive um despertar espiritual para uma Missão de Vida.
Paracatu.Net: Por que você decidiu dedicar a sua vida ao trabalho de recuperação e prevenção do uso de drogas?
Patrícia Magalhães: Desde que eu consegui dar o primeiro passo e lutar pela minha recuperação, eu acreditava que tudo que eu havia passado e tinha feito minha família passar foi por um propósito. A partir daí comecei a caminhar na Comunidade Mundo Novo, com o apoio do nosso fundador Eros Biondini, criamos a o Projeto Mundo Novo sem Drogas e desde então, dia a dia trabalhamos a prevenção, a reinserção social, o acolhimento e o encaminhamento de pessoas que precisam de ajuda, além de um grupo de ajuda mútua na Comunidade.
Paracatu.Net: Depois de tantos anos de trabalho voluntario, como foi receber um convite do Governador pra comandar uma pasta de tamanha importância para os resultados do governo na atualidade?
Patrícia Magalhães: Há 6 anos nós trabalhamos com esse grupo, com muitos resultados positivos, são centenas e talvez milhares de famílias atendidas e por causa dessa trajetória, o Governo de Minas nos confiou esse trabalho, que pra mim é muito mais do que um cargo público, mas é uma cadeira que é a Missão da minha vida. E além de ajudar as pessoas a saírem do vício e da dependência eu vejo que minha missão é também é conscientizar as pessoas, os jovens, as crianças sobre o perigo que é a dependência, cuidar da prevenção.
Paracatu.Net: O cenário atual é complicado a nível nacional e em Minas não é diferente. Ciente das dificuldades que você já chega enfrentando, qual será a sua estratégia pra continuar com o seu trabalho de resultados agora em uma esfera maior?
Patrícia Magalhães: Nós estamos enfrentando algumas dificuldades, inclusive uma lei que muda um pouco o foco daquilo que a subsecretaria trabalhava, mas a gente não pode parar, existem pessoas perdendo a vida, famílias sofrendo e muitos querendo ajuda pra mudar de vida e por isso que nosso primeiro ato foi chamar as comunidades, criar uma rede de ajuda e vamos buscar saídas para continuar o trabalho. Para ajudar, nós precisamos nos unir porque juntos somos mais fortes.
Sobre a Sub Secretaria de Políticas sobre Drogas (SUPOD)
A Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), vinculada a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, tem como competência coordenar, planejar e acompanhar a política sobre drogas, em níveis estadual, regional e local. Planejar, coordenar e acompanhar a política referente à temática, apoiando as funções normativas e fiscalizadoras do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead), em consonância com a política pública relativas a Segurança Pública é uma de suas atribuições.
Entre as ações desenvolvidas pela Subsecretaria está o desenvolvimento e a coordenação da sistemática de avaliação da qualidade de avaliação da qualidade dos serviços ofertados pelas entidades da Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico e demais instrumentos de parceria. Além disso, é responsável pela interlocução com os municípios, por meio dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas, que fortalecem a participação da sociedade, exercendo o controle social de forma dinâmica e efetiva.
A política desenvolvida em Minas Gerais unifica estratégias de prevenção, atenção ao dependente químico, assistência especializada e mobilização comunitária, embasadas em evidências científicas e legitimadas pelo diálogo com diversos setores da sociedade.
Por: Glauber César
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.