Matutações sobre “a capacidade de saber lidar com os problemas”

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Por causa da crise “geral”, uma das tentações do momento é o pessimismo. Tenho notado esse sentimento-pensamento em muitos. Fiquei matutando sobre isso…
O dicionário define pessimismo como um sentimento ou crença de que o mundo é o pior possível. Que, na vida há mais mal do que bem; uma tendência em dar ênfase ao lado sombrio de cada acontecimento. Seu oposto, o otimismo, é definido como uma crença de que o mundo é o melhor possível. Que o bem sempre triunfa sobre o mal e que a tendência é ver as coisas sob uma ótica esperançosa e alegre, esperando os melhores resultados possíveis. Ambas as realidades são subjetivas, pois não dizem respeito aos fatos, e sim às nossas atitudes.
A capacidade de saber lidar com os problemas e encarar desafios é que determinará ou não a nossa felicidade. Não podemos nos acovardar ante aos pequenos ou grandes desafios, pequenos ou grandes problemas, mas agir com fé e enfrentar as situações com a certeza de que “nada será capaz de separar do amor de Deus, que está no Cristo Jesus, nosso Senhor” – Rm 8,18.
Uma vida sem pessimismo é fundamental. No entanto, é difícil encontrar alguém que não tenha sido vítima deste sentimento derrotista. “O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos” – Oscar Wilde. Sentir-se sem entusiasmo de vez em quando até pode ser considerado normal, caso se trate de um mal-estar emocional passageiro. Porém, se for um estado de espírito permanente, então isso será um problema que afeta toda nossa vida e relacionamentos!
Os pessimistas são “caçadores” de sombras e não de luzes, porque seu foco está sempre voltado para o aspecto negativo e sombrio de cada acontecimento. O cristão não pode viver assim, nós não podemos viver assim! Sem alienações, devemos procurar viver de modo otimista e alegre. O otimismo favorece a realização de nossos sonhos! De nada adianta levar a vida com pessimismo, irritando-se com tudo e com todos. “Sejam sábios no procedimento (…); aproveitem ao máximo todas as oportunidades”! – Cl 4,5
Vivemos dias muito difíceis! Mas, não podemos nos deixar contagiar pelo pessimismo. Precisamos ver com otimismo os problemas do dia-a-dia e percebermos que temos o poder de agir, mudar, escolher e transformar tudo, a começar por nossa própria atitude interior. “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”! – Jo 16,33
O otimismo nasce da fé em Deus, mergulha as suas raízes na consciência da liberdade e na certeza do poder do amor que Deus tem por nós: se Ele cuida dos passarinhos e das flores nos campos, não cuidará de nós? – Mt 6,25.

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button