O ensino do empreendedorismo está cada vez mais presente nas Faculdades e Universidades brasileiras e também já ficou comprovado que é de extrema importância na formação do profissional. Em Paracatu, um grupo de Professores da Faculdade FINOM iniciou um projeto, que em parceria com o Sebrae, irá oferecer esse tipo de conteúdo no dia a dia dos Professores e alunos, a fim de desenvolver competências empreendedoras para quem está se preparando para entrar no mundo do trabalho, seja como funcionário ou como empresário.
O primeiro passo é dar formação aos alunos e professores através de métodos bastante famosos no meio empresarial e cursos específicos como o método Canvas e Bootcamp e ir envolvendo os alunos no projeto, conforme explica Lucas Jacob.
“A intenção é estimular o empreendedorismo no meio acadêmico, mostrar ao aluno que o trabalho qualquer que seja, exige flexibilidade, capacidade de iniciativa e de adaptação a mudanças. Muitas vezes o nosso aluno sai da faculdade procurando emprego e poucos lembram que eles podem criar empresas e empregar os colegas”, explica Professor e Consultor do Sebrae.
O Professor Ledson Branquinho, acredito que a tendência do empreendedorismo e os novos empregos que surgirão no futuro estão relacionados a multidisciplinaridade e acredita que os alunos podem mudar o seu futuro a partir d desse despertar nos alunos, independente do seu curso ou da sua formação.
“É de extrema importância falar sobre empreendedorismo com os alunos desde o início e no decorrer da Faculdade. Por experiência eu digo que se eu tivesse tido essa oportunidade quando eu fiz Faculdade, eu poderia ter buscado mais informação e estar bem mais à frente.” Afirma Ledson.
No desenvolvimento de competências empreendedoras é destacada a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, conforme explica o Professor Glauber César.
“Muitos profissionais tem dificuldade de apresentar uma proposta um projeto em uma empresa, e com isso perdem chances de promoção nas empresas, perdem grandes contratos e isso poderia ter sido tratado e melhorado lá na faculdade na apresentação de seminários por exemplo. O que nós queremos é que nossos alunos não passem por estas situações”, relata o Professor Glauber César. “O projeto quer estimular o estudante no desejo de sempre buscar mudanças, sempre buscar melhorias e reagir a elas, inclusive explorar as dificuldades como oportunidades de negócios.”, acrescenta.
Por: Glauber César
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.