Programa Integrar encerra 2016 com quase 4mil pessoas beneficiadas pelos projeto

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O ano de 2016 foi de muito trabalho e grandes resultados para os parceiros do Programa Integrar, criado na cidade de Paracatu – MG pela Kinross. O programa visa o fortalecimento de parcerias, colocando as pessoas da comunidade como protagonistas de mudanças. Os temas trabalhados dentro do programa são: Educação, Cultura, Meio Ambiente e Geração de Emprego e Renda, criando assim, redes de apoio entre os diferentes atores sociais, tais como comunidade, academia, poder público e  setor privado.
Criado em 2011, o programa cresceu e, ao longo de 2016, contou com a participação de quase 4 mil pessoas diretamente nas ações. Entre os desafios propostos pelo Eixo Educação está a elevação do índice Ideb nas escolas participantes. Oito escolas foram contempladas durante o ano com diversas atividades tais como Reforço Escolar, realizado por jovens universitários, que durante todo o ano ministraram monitorias em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 4º e 8º ano. Os resultados entre 2011 e 2015 mostram que o Programa Integrar tem contribuído para a elevação do índice dessas escolas. Considerando esse período, as escolas apoiadas cresceram 2% a mais, alcançando o mesmo patamar das demais (Ideb médio = 5,6). A próxima Prova Brasil será em 2017.
Dentro do mesmo eixo, outras ações envolveram as famílias com o ambiente escolar. Psicólogos educacionais promoveram encontros com os pais e professores, em um diálogo aberto sobre a importância do papel da família na educação. Além disso, a empresa fez a doação de livros e gibis e realizou um Concurso de Frases, que incentivou o hábito da leitura nas escolas. 
No Eixo Cultura, nove escolas foram contempladas ao longo do ano. Cerca de 1600 alunos passaram  pelo Circuito Integrar que realizou atividades e oficinas dentro das instituições, com temas como cinema de bolso, dança e grafite. No ano passado, o destaque desse eixo foi o piloto do programa Integrar Jovem, desenvolvido com 24 alunos, entre 12 e 15 anos, da Escola Maria Trindade Rodrigues, da comunidade Lagoa de Santo Antônio. Com o Lema “Eu mudo a minha mente e transformo o mundo”, o projeto empoderou os jovens, para que eles entendessem e reconhecessem seu papel como cidadãos, agentes de transformação. Para complementar a parte cultural, a Kinross realizou as duas edições do Integrar na Praça, com shows de bandas locais e nacionais, além de oficinas gratuitas para todos os moradores.
Para o estudante da escola Maria Trindade Rodrigues, Rafael Alves Matias, de 15 anos, um dos participantes do Integrar Jovem, o projeto despertou nele e nos outros alunos a importância da educação. “Se a pessoa não estuda, ela não vai ter um bom emprego. Se não vai para a escola, alguém pode chamar para as drogas, coisas do tipo. Já vi muitos indo para as drogas e percebi que aquilo não prestava. A melhor alternativa é estudar”, analisa o aluno.
No eixo Meio Ambiente, seiscentos alunos de nove escolas participaram das oficinas “Lixo como Oportunidade”, ministradas por monitores, que ensinou de forma criativa como reaproveitar materiais que antes eram descartados. Rolinho de papel higiênico, garrafas pets e EVAs foram transformados em brinquedos e enfeites de decoração de festas infantis. As peças criadas deram origem à exposição “Lixo como Oportunidade”, que foi apresentada na Casa de Cultura de Paracatu, no mês de novembro e recebeu 1200 visitantes.
Por último, o Eixo Geração de Trabalho e Renda contemplou algumas associações de comunidades próximas à mineradora. Foram nove projetos apoiados, 180 pessoas atingidas e 36 encontros de capacitação. O destaque dessa iniciativa foi a inauguração da Fábrica de Biscoitos São Domingos, em setembro, que além de gerar renda para os moradores locais, servirá para manter a tradição das quitandas de Paracatu.
De acordo com presidente da Associação Comunitária para o Desenvolvimento de São Domingos, Irene Reis, com apoio do Programa Integrar a associação conseguiu colocar a fábrica em funcionamento novamente, um sonho comum.  “Nosso objetivo sempre foi fabricar pães e bolos tradicionais, quitandas típicas da nossa comunidade, o projeto nos ajudou com a estrutura, os equipamentos, a fazer o planejamento e nos impulsionou a fazer a empresa funcionar novamente”, disse. 
Para a gerente de Comunicação e Relacionamentos com a Comunidade da Kinross, Ana Cunha, o Programa Integrar tem ganhado espaço e contribuído com o desenvolvimento socioeconômico para a população de Paracatu. “Criação de redes de parceria é o grande propósito do Programa Integrar. Queremos consolidar essas redes de apoio  para que, juntas, possam trabalhar em prol de uma Paracatu melhor, com uma comunidade protagonista das mudanças e com pessoas se tornando agentes transformadores”.
Fonte: Ideia Comunicação Empresaria / Fran Dornelas

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button