Embates, confrontos e tiroteios são cada vez mais frequentes na área da Mineradora Kinross, e se por um lado a empresa privada também sofre com o aumento da violência, dos furtos e roubos assim como o restante da população, no caso da Kinross existe o agravante de que quadrilhas bem articuladas e bem armadas já estão migrando de outras cidades para tentar a sorte em mais este tipo de crime que segundo autoridades “tem uma forte ligação com outras atividades criminosas, como o tráfico de drogas e assaltos na zona rural de Paracatu”. Conforme já confirmou o Delegado Regional da Polícia Civil Dr. Marcos Tadeu na última semana.
Foram mais de 20 ocorrências registradas nas primeiras 3 semanas de 2017 e a cada novo ataque, os invasores são mais audaciosos, aumentam os grupos e já utilizam armamentos de uso restrito das forças armadas como foi o caso da ocorrência da madrugada do último dia 21, dentro da área da mineradora. As munições apreendidas são capazes de perfurar até carros blindados
A Polícia Militar afirma que “cumpre o objetivo do atendimento e tem empenhado esforços em todos os chamados mesmo com o pouco efetivo que à disposição” e a Kinross, por sua vez, “tem buscado implementar ações para evitar as ações dos criminosos dentro da empresa.”
Confira a nota enviada à pela Kinross à nossa reportagem.
“A criminalidade é um assunto que preocupa a todos na sociedade. Com relação à Kinross, para além da questão patrimonial, temos o fato de que na área da empresa trabalham diariamente um grande número de pessoas (mais de 1500 empregados e contratados) e a atuação de criminosos armados com o objetivo de promoverem furtos e roubos no interior da empresa eleva ainda mais esta preocupação.
A Kinross tem buscado implementar de forma continuada e com o apoio das autoridades e comunidade ações para evitar a atuação destes criminosos em sua propriedade. A empresa tem aprimorado seus sistemas de proteção e adotado as melhores práticas de controles de segurança disponíveis no mercado. Investe constantemente no aumento do contingente de vigilância e equipamentos. Sua equipe de vigilantes é especializada e treinada para agir da melhor maneira em diferentes situações, levando em consideração a segurança dos envolvidos, o respeito às pessoas, à legislação vigente e os valores da companhia.
Como exemplo, entre as várias ações adotadas pela empresa para conter a criminalidade, pontos de controle foram instalados no entorno da unidade da Kinross desde dezembro de 2016. Essa é uma iniciativa da empresa junto com as comunidades e autoridades competentes do município. O objetivo é promover o bem coletivo, melhorar o sistema de segurança das pessoas e do patrimônio.
A criminalidade é um desafio de toda a sociedade e a Kinross tem buscado contribuir para reverter este quadro de insegurança com ações na área educacional, na geração de emprego e renda e demais projetos sociais, além de apoio direto aos órgãos de segurança pública. Precisamos enfrentar juntos este desafio com a continuidade dos nossos programas, ações sociais e cooperação com os órgãos responsáveis, ao mesmo tempo em que reforçamos as medidas de segurança e controle interno, pois a vida e a segurança de nossos empregados, contratados e da comunidade em geral é valor para a empresa e está em primeiro lugar.”
Fran Dornelas
Ideia Comunicação Empresarial
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.