Um Jovem de 23 anos, morreu preso nas tubulações de rejeitos da Mineradora Kinross na noite da última sexta-feira (23/12).
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta de 23 horas, os policiais compareceram na área industrial da mineradora para atender o chamado de invasão, prática do garimpo ilegal no interior da mineradora e posteriormente o desaparecimento de um dos invasores.
Um dos invasores, identificado como Patrick, de 19 anos, relatou que teria entrado em uma manilha no interior da mineradora, juntamente com Ítalo Ramos Almeida, de 23 anos, para praticarem o colocarem tapetes para a prática do garimpo ilegal, e que em determinado momento foram surpreendidos por uma forte correnteza de água, que os arrastou para a área de rejeitos.
Segundo Patrick, Ítalo caminhava à sua frente e acabou sendo levado primeiro pela correnteza e que ele ainda conseguiu se segurar em um cabo de aço por cerca de 20 minutos até que a força da água diminuísse e ele conseguisse sair pelo mesmo lugar que entrou.
Ao sair da tubulação, Patrick foi encaminhado ao pronto socorro, atendido e posteriormente preso e encaminhado à Delegacia de Polícia, juntamente com materiais apreendidos (carpetes utilizados na prática do garimpo ilegal).
O Corpo de Bombeiros compareceu ao local e realizou os trabalhos de busca, localizando o corpo de Ítalo na manhã do sábado (24/12).
A Invasão da área industrial da mineradora tem sido cada vez mais frequente e por consequência, as mortes também. Este ano três garimpeiros já morreram, após invadirem a área através da manilha de rejeitos.
A mineradora Kinross se manifestou por meio de uma nota á Imprensa que transcrevemos na íntegra abaixo.
A Kinross lamenta informar a morte de uma pessoa após invasão na tubulação de efluentes industriais em sua propriedade.
Esclarecemos que ontem, dia 23 de dezembro, por volta das 22h, a segurança da empresa foi informada que duas pessoas teriam invadido a sua propriedade, entrado ilegalmente em uma tubulação e que uma delas estaria presa lá dentro. Imediatamente o corpo de bombeiros, a Brigada de Emergência da empresa e a Polícia Militar foram mobilizados para o resgate. Uma pessoa foi resgatada, encaminhada com vida para o Hospital Municipal e passa bem.
Ao longo da noite a equipe empreendeu todos os esforços nas buscas e, infelizmente, agora pela manhã foi confirmado o óbito da outra pessoa.
O lugar onde os invasores adentraram é uma tubulação fechada que foi violada e aberta por eles. A estrutura é bloqueada com barreiras físicas e está em uma área industrial.
As autoridades competentes estão presentes no local para a condução de todo o procedimento necessário.
A empresa mais uma vez lamenta o atual cenário de criminalidade e o consequente risco de perda de vidas nestas atividades criminosas.
Com informações da PMMG