Na última reunião do legislativo em 2016, o Vereador Professor Hamilton Batista (PP) fez uso da tribuna e como já havia prometido tempos atrás, tocou no assunto que até então parecia estar “sob embargo” devido aos traumas causados com a prisão de Vereadores por obstrução à justiça e as denúncias apresentadas à justiça pelo Ministério Público.
O Professor cumpriu o prometido e trouxe a público o que segundo ele “acontecia nos bastidores” da Câmara.
“-Nos últimos 7 meses vivemos um período doloroso, não pelo que somos, mas pelo que o cargo exige e sofremos retaliações de um grupo de moralistas e poderosos que não aceitaram o não como resposta.” Acusou.
Hamilton Batista afirmou que o estopim da crise entre os poderes executivo, legislativo e Associação Comercial, que deu origem ao Movimento Mais Paracatu, foi ao seu destaque o Projeto de lei 67/2015 e a altera do inciso VI do artigo 4º da Lei Municipal número 2.735 de agosto de 2009.
Com a alteração, outros bancos e outras instituições também poderiam disponibilizar cartões e serviços de crédito para os servidores públicos municipais, o que segundo Hamilton, “desagradou os dirigentes da Associação Comercial, que por sua vez passaram a perseguir os parlamentares.”
O Vereador apresentou fotos de uma reunião em que estavam presentes os diretores da Associação Comercial – ACE, mantenedora do cartão Paracatu Card e segundo ele, “fizeram pressão para que o Paracatu Card tivesse hegemonia e exclusividade, sem concorrência.”
“-Eu recebi no meu gabinete a cúpula do Paracatu Card, os moralistas que insistiam comigo para eu retirar o destaque e eu me lembro que eu questionava o direito do servidor de escolher o melhor e eles insistiam em falar do comércio, do dinheiro. Eu sei que naquele momento eu estava mexendo no bolso dos poderosos da cidade e foi só por isso que eles começaram a perseguição. Se não fosse isso não haveria movimento nenhum.” Afirmou.
Ainda durante a sua fala, Hamilton Batista acusou alguns servidores e diretores da Associação Comercial que, segundo ele “agiram de forma errada e praticaram o crime de peculato para acusar a Câmara de Corrupção.”
“-Alguns moralistas que estavam de licença médica pra fugir de seus empregos ou que deveriam estar exercendo suas funções como cargos de confiança da Prefeitura estavam aqui gritando no plenário da Câmara. A minha tribuna é pra denunciar a Associação Comercial – ACE por retaliação. Os falsos moralistas que nem de Paracatu são, fizeram lobby nos gabinetes, coagiram, ameaçaram e sumiram.” Finalizou o Professor Hamilton Batista.
Contactados por nossa reportagem para se manifestarem a respeito das acusações, a diretoria da ACE, através da sua gerência executiva enviou uma nota, que transcrevemos na íntegra abaixo:
O cartão Paracatu Card foi criado pelo Sicoob Crediparnor e no final de 2014 a Associação Comercial assumiu a administração.
Uma das preocupações da Associação comercial ao assumir o cartão foi reduzir a inadimplência do comercio e contribuir com uma melhor gestão financeira para os usuários, pois com o cartão ele pode gozar de descontos e comprar em uma ampla rede credenciada.
O principal objetivo do cartão é fomentar as compras no comercio local, fazendo com que o dinheiro circule no município.
Sem sombra de duvidas acreditamos que o cartão só veio beneficiar os usuários e as empresas nele credenciado, hoje trabalhamos na modalidade convenio, mas ja estamos em fase final de estudos para viabilizar o cartão direto para a pessoa física sem vinculo na sua folha de pagamento.
Quando se trata do cartão de compras Paracatu Card, temos maior tranquilidade e orgulho em dizer que é mais uma ferramenta que veio agregar valor o município, principalmente para seus usuários:
Para o usuário:
• O cartão não tem anuidade.
• Não é obrigado a ter conta em banco para obter o cartão.
• Tem desconto em uma ampla rede credenciada.
• Fatura detalhada para melhor controle de gastos.
• Parcelamento.
Para as empresas:
• Certeza do Recebimento.
• Redução de inadimplência.
• Mario Segurança.
Atenciosamente,
Valéria de Oliveira Silva
Gerente Executiva
ACE – CDL – SINDCOMERCIO