Algumas coisas são certas e não há discordância no que diz respeito à internet, redes sociais. Uma delas é que o Facebook tem parecido cada vez menos promissor ultimamente, que o seu alcance orgânico está em baixa, que os empresários e empreendedores não estão sabendo usar a ferramenta e por outro lado os profissionais do marketing estão preocupados com isso.
Há alguns anos atrás, o Facebook começou a reduzir o alcance das publicações orgânicas, essas que não dependem de anúncio, mas sim da relevâncias e combinação entre amigos e seguidores, para apenas 16% do seu nível anterior e continuo reduzindo nos anos seguintes.
Mas, o que isso significa?
O Facebook tem limitado de forma gradual o alcance orgânico das publicações, o número de pessoas que a sua empresa, o seu serviço, o sua publicação pode alcançar na sua página oficial ou no seu perfil sem ter que pagar a mais para ser promovido, praticamente não existe. Hoje em dia, o chamado alcance orgânico está praticamente morto.
Sabe aquela postagem que você faz pensando que tá “bombando”? Aquela anúncio mau feito, aquele foto embaçada? Sabe aquele banner ou aquela mensagem que você pensa: “vai ter mais audiência que os anúncios tradicionais em rádio e TV”? Pois é… não vai dar nada.
Nós podemos ficar nos perguntando sobre “por quê” disso à vontade, mas faço uma pergunta que vai além do problema: como podemos melhorar o nosso alcance orgânico no Facebook na contramão do que esse gigante das mídias sociais tem escolhido fazer?
É claro que o mais óbvio é contratar uma empresa de Marketing Digital, um Consultor e alguém que desenvolva ferramentas “e anúncios” que melhorem os seus níveis. Temos em Paracatu inclusive várias agências e profissionais que estão se destacando a nível nacional que podem tratar da questão, mas nós resolvermos te dar algumas dicas com o intuito de te fazer começar a pensar sobre o assunto.
Analise as suas postagens e compare umas com outras, veja se você está crescendo no alcance, isso é muito importante.
É bom saber que o alcance não é a única medida para o sucesso da sua marca. A compreensão das curtidas, do engajamento, dos cliques, das postagens e do número de visitas fornece uma visão muito mais completa da performance da sua marca no Facebook.
Seja bem humorado nas suas postagens
Há coisas às quais o seu público do Facebook simplesmente não é capaz de resistir – como, por exemplo, uma boa piada.
Não peça curtidas ou compartilhamentos. Comparado ao mundo real é como dizer: goste de mim ou ria da minha piada
Se você pedir curtidas e compartilhamentos o Facebook vai diminuir ainda mais a relevância da sua postagem. O algoritmo do alcance orgânico limita o alcance de postagem que contenham “iscas de curtidas”. De acordo com o Facebook, pedir aos seus fãs para curtir, comentar ou compartilhar o seu post é realizar uma “isca de curtidas”.
É claro que ainda é possível pedir curtidas e compartilhamentos de maneira sutil. Por exemplo, com estas frases:
– Quem está comigo nessa? – Quem concorda? – Quem está preparado? – Quem está animado? – Você se identifica?
Apesar de não ser bom pedir curtidas e compartilhamentos, o engajamento com a sua comunidade não está proibido e a regra básica é essa. Para ampliar o seu nível de engajamento faça com que os suas postagens sejam interativas. Comece uma discussão. Faça perguntas. Peça opiniões. Crie uma votação. Torne a interação democrática.
Pra simplificar, trate o Facebook menos como um palco e mais como uma festa descontraída. Você não é um palestrante importante (ainda), mas sim alguém que participa da conversa.
É claro que não vamos conseguir resolver o seu problema de projeção e alcance dos seus objetivos nas redes sociais nesta coluna, mas continue acompanhando que em breve, falaremos mais a respeito.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.