O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade participou, nesta quarta-feira (31/8) da abertura da 56ª Exposição Agropecuária de Unaí. Andrade destacou a importância do agronegócio mineiro, em especial do Território Noroeste, que apresenta crescimento mesmo com as atuais dificuldades do cenário econômico.
“Unaí é, hoje, o maior produtor de grãos do estado de Minas Gerais e tem também o segundo maior rebanho bovino. Então, o estado é devedor do Noroeste de Minas. Devedor pelo que representa esta região para todos nós. Mesmo com todas as dificuldades, aqui tem a maior produção agrícola e pecuária do Estado”, afirmou Antônio Andrade.
“Quando fui ministro da Agricultura, 40% de tudo o que exportávamos vinha do agronegócio. Exportamos U$S 100 bilhões, uma marca recorde. Isso foi gratificante. Para nós, para Minas Gerais, a região Noroeste é muito importante. Ela será o grande celeiro de sementes não só de Minas, como de todo o Brasil”, destacou o vice-governador.
São muitos os produtos agrícolas que garantem o superávit comercial de município de Unaí. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que as exportações na cidade somaram U$S 11,8 milhões entre janeiro e abril deste ano. Dentre os produtos vendidos destacam-se a soja, o algodão e o milho, sendo a China, com 97% das vendas do município, o principal mercado consumidor dos produtos que saem de Unaí. Também são destinos da produção o Vietnã, Países Baixos e Tailândia.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, Altir de Souza Maia, organizador da Exposição Agropecuária, ressaltou que os campos do município produzem, anualmente, um milhão de toneladas de grãos, o que corresponde a um terço do que é produzido em toda a região. “Temos uma economia que gira em torno do agronegócio”, disse.
A expectativa do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, é de que a produção agrícola mineira continue aumentando, mesmo com dificuldades no cenário econômico. “O agronegócio mineiro e brasileiro tem dado sua contribuição ao longo do tempo. Como sempre digo, temos passado, presente e futuro. Todos esperam que aumentemos a produção para ajudar a abastecer Minas, o Brasil, e parte do mundo. E, assim, seguiremos fazendo, cumprindo nossa vocação”, garantiu.
Além da 56ª Exposição Agropecuária de Unaí, o município sediou o XII Fórum Regional de Agropecuária do Noroeste Mineiro que, nesta edição, discutiu as “tendências de mercado do agronegócio”. Também participaram do evento o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, além de parlamentares, prefeitos e lideranças políticas da região.
Fonte/Fotos: Renato Cobucci / Imprensa MG