No dia 23 de agosto de 1991, 25 anos atrás, surgia a internet da forma que conhecemos hoje. A World Wide Web, ou WWW, foi aberta pela primeira vez ao público
Você deve visto lido ao longo do dia onte que hoje a web está completando 25 anos. Apesar do dia 12 de março de 1989 ter sido eleito para marcar a criação da World Wide Web por Tim Berners-Lee (na foto) como uma maneira fácil de acessar os arquivos da rede do CERN. A data na verdade é a da publicação do artigo que explica o projeto, porque a primeira apresentação pública foi realmente no dia 23 de agosto de 1991, mais de 2 anos depois.
Bem, o fato é que a sociedade moderna é completamente dependente da internet e, por mais que existam críticas com relação à esta conexão, a verdade é que existe muita comodidade. A internet permite comunicar e acessar a informação de uma forma simples e rápida, um verdadeiro luxo pelo qual devemos estar gratos a Tim Berners-Lee, um cientista britânico, que mudou o mundo ao abrir a internet pela primeira vez ao público.
World Wide Web (WWW) a princípio foi lançada como forma de comunicação rápida entre cientistas e investigadores espalhados por universidades e centros de investigação em todo o mundo. Porém, logo ficou claro que a ideia seria útil para o público. Por esta razão, ela foi lançada ao público, dando origem a um novo tipo de indivíduo: o internauta, palavra que mistura ‘internet’ com ‘astronauta’ e se refere a alguém capaz de navegar no espaço da internet.
O primeiro site, foi criado pelo próprio Berners-Lee e explicava a seus visitantes sobre a internet e seus protocolos. Também trazia instruções de como criar seu próprio site e fazer pesquisas na web.
O primeiro site de buscas não foi o Google? Nem o Yahoo? Que nada! o primeiro site para fazer buscas na web chamava Archie e foi criado em 1990 pelo estudante Alan Emtage.
O primeiro banner de anúncio publicitário demorou, foi aparecer só em 1994, era da AT&T.
A primeira rede social, não, não foi o Orkut, o antepassado do facebook. Muito antes dele, o Classmates.com já existia. Criado em 1995 e em atividade até hoje, ele foi o primeiro a se assemelhar ao que conhecemos hoje como rede social e tem o objetivo de reunir pessoas que estudaram nas mesmas escolas nos EUA.
O primeiro vídeo viral, quem tem mais de 30, 32 anos deve se lembrar. Era de uma animação de um Bebê que dançava de fraldinha e já apontava para a tendência mundial da web de espalhar o nonsense. O vídeo é de 1996.
E o futuro?
Como serão os próximos 25, 50 anos da WWW? Que metas ela tem a cumprir e o que ainda precisa ser conquistado?
Segundo seu criador, é preciso torná-la universal, expandindo seu acesso a todos, independente de obstáculos físicos ou financeiros.
Quem viver, verá!