A Faculdade FINOM cedeu suas instalações à Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles (Fazenda Morro Agudo) para que os estudantes não fiquem sem aula durante a reforma desta. A parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Educação em 1º de abril de 2010. São 306 alunos que não terão suas aulas interrompidas.
Lalessa Aparecida Tavares de Souza é aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental e agradece: “O empréstimo do prédio da FINOM enquanto nossa escola está em reforma é de grande importância para todos nós alunos e também para os funcionários, uma vez que através desta Instituição não foi necessário interromper o ano letivo. Além disso, fomos bem acolhidos e devidamente instalados, dando prosseguimento aos nossos estudos sem nenhum prejuízo.”
“Nossa iniciativa permite ao município de Paracatu a realização da reforma geral do prédio da escola sem a interrupção das aulas dos alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio”, afirma Virgílio Eustáquio da Silva, presidente do Centro Brasileiro de Educação e Cultura (Cenbec), entidade mantenedora da FINOM.
Além de o município cumprir o calendário oficial, sem interrupção das aulas, mesmo com o sacrifício dos alunos no que se refere ao deslocamento, estes passarão a conhecer uma outra realidade que, certamente, contribuirá muito nos aspectos relacionados à informação e, principalmente, à formação de cada um deles.
A diretora da Escola, Heleni Aparecida, ex-aluna da FINOM, onde concluiu o curso de Licenciatura Plena em História, sente-se honrada e prestigiada em poder contar com a FINOM na qualidade de diretora da Escola beneficiada, juntamente com o corpo docente e discente: “A Faculdade não mediu esforços quando nos ofereceu o seu prédio, acolhendo-nos com muito carinho e presteza neste período da reforma da nossa escola, não sendo necessário interromper o ano letivo”, ressalta Heleni. E complementa: “Os pais e alunos demonstram satisfação e tranquilidade quanto à segurança e o espaço oferecido, onde poderão futuramente retornar para complementação dos seus estudos”.
“É mais um trabalho de responsabilidade social que prestamos à comunidade, uma vez que essa deve ser a função de todos que trabalham para o bem da sociedade. Nossa Instituição estará sempre aberta para colaborar com a comunidade, como fazemos todos os dias em nossas instalações, por meio das parcerias firmadas com os órgãos públicos e empresas privadas, oferecendo assim o que sabemos fazer melhor: transferir conhecimento”, completa Virgílio.
“Com a parceria da FINOM cedendo suas instalações, a Escola poderá cumprir o calendário escolar sem interrupções que poderiam comprometer o rendimento dos estudantes. Essa parceria garantirá as urgentes reformas de que a Escola necessita. Na pessoa generosa e compromissada do Dr. Virgílio, a Prefeitura agradece a grande contribuição da FINOM para a educação pública municipal”, enfatiza Maria José Gonçalves Santos, a Zequinha, secretária municipal de Educação em Paracatu.
Ainda de acordo com Zequinha, os alunos ficarão na FINOM até o final de agosto. O prazo previsto para conclusão da reforma é de 120 dias.
Alunos da Rede Federal de Ensino
A Faculdade FINOM teve papel essencial também para a implantação do IFET Campus Paracatu: durante dois anos – 2008 e 2009 – os estudantes do IFET da cidade puderam utilizar toda a estrutura da Faculdade, gentilmente cedida pelos gestores da FINOM até que a obra do Instituto Federal fosse concluída e pudesse receber os alunos com a estrutura adequada.
Colaboração: Heuler Gontijo
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.