Tramitava na Câmara de Vereadores até a última semana, um Projeto de Lei que “extingue a Secretaria de Indústria e Comércio de Paracatu”, reduzindo a estrutura de atendimento, apoio e fomento do setor no município a uma diretoria de comércio.
Vereadores da base governista afirmam que “a extinção e a mudança atendem a uma necessidade do governo local de criar a Secretaria de Segurança, sem criar novas despesas para o ordenamento orçamentário do município.”
No entanto, comerciantes, empresários e defensores do setor no município tem se manifestado contrários a esta deliberação do Prefeito, criticando também as entidades que representam o setor no município, que não se manifestaram.
Para o Sr. José Reinaldo Arantes, micro empresário do centro da cidade, o investimento no setor deveria ampliado e as entidades representativas deveriam se movimentar para impedir o que ele chamou de “retrocesso”.
“-Não adianta tirar roupa de um Santo pra vestir outro. O setor comercial é indispensável para o crescimento de Paracatu e a Indústria no geral tem que ser olhada com mais carinho em Paracatu porque a mineração vai acabar. E aí? Por que a Associação Comercial não se manifesta? Por que o Sindicomércio não se manifesta?” Questionou o empresário.
Durante reunião da Câmara, Vereadores também criticaram a possível conivência das entidades de classe que representam os comerciantes e comerciários de Paracatu sobre a extinção da Secretaria de Indústria e Comércio de Paracatu.
“-Não tem condição de uma cidade que tem mais que 4500 CNPJ’s ter a Secretaria de Indústria e Comércio extinta. Eu acho que o Presidente da Associação Comercial, independente de ter um cargo de confiança do Prefeito, deveria fazer um movimento contrário ou pelo menos se manifestar sobre esse absurdo contra os comerciantes de Paracatu.” Comentou o Vereador Joãozinho Contador.
Nossa reportagem fez contato com a Associação Comercial e Sindicato do Comércio Varejista de Paracatu, que também tem sido alvo de críticas e acusada de fraudar processos internos de aprovação de contas, dificultando o acesso das informações financeiras da entidade, mas até a publicação desta reportagem, não tivemos retorno.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Secretário de Planejamento Erasmo Neiva e Secretária de Administração também foram contatados e caso se manifestem, levaremos o eventual contraditório aos nossos internautas.
Por: Glauber César