Falsas mensagens atribuídas à Promotoria sobre Vereadores devem ser investigadas pela justiça

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Uma falsa mensagem atribuída à Dra Mariana Leão, Promotora de Justiça tem se propagado nas redes sociais e principalmente em grupos de What’s App desde a última semana, acusando Vereadores de Paracatu de desvios e listando valores que supostamente teriam sido apurados pelo Ministério Público.
A mensagem inicia com o título: “VEJA OS VALORES DESVIADOS POR CADA VEREADOR” e relaciona os parlamentares com valores que variam de 85 a 609 mil reais.
Nossa equipe fez contato com parlamentares da cidade e todos afirmaram que registraram boletim de ocorrência e pedirão ao judiciário a abertura de inquérito para investigação do caso e identificação dos autores da falsa mensagem e também de quem estaria compartilhando a informação.
Segundo o Advogado Abdon da Paixão do Espírito Santo, “os crimes são basicamente, a calúnia, a difamação e a injúria, definidos nos artigos 138 a 140 do Código Penal.”
“-Na calúnia, quem escreveu ou quem repassou a mensagem atribui ao ofendido uma conduta que é definida na lei como criminosa. Na difamação, uma conduta ofensiva à reputação, mas que não corresponde a crime e na injúria, quem escreveu a mensagem ofende a dignidade ou o decoro do ofendido por qualquer meio. Ocorre, por exemplo, se Júlia se dirige a Luís e o chama de desonesto, sem vergonha.”  Explica o advogado.
Dr. Abdon disse ainda que existe um agravante da mensagem ter citado uma autoridade do Judiciário, no caso a Promotora de Justiça Dra Mariana Leão.
Fizemos contato através de e-mail com o Ministério Público de Paracatu, com um pedido de informação a respeito do caso. Estamos aguardando o retorno, que levaremos ao conhecimento dos nossos internautas.

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button