Estudantes Paracatuenses participam de operação do Projeto RONDON no Espírito Santo

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Acadêmicos da Faculdade FINOM de Paracatu, participaram durante o mês de julho, de mais uma operação do Projeto RONDON, que desta vez aconteceu na cidade de Muniz Freire, no Estado do Espírito Santo.

Foram quinze dias de ações no mês de julho envolvendo centenas de estudantes, professores e militares de todo o Brasil, entre eles 8 alunos e 2 professores da Faculdade FINOM de Paracatu, que se instalaram na pequena do Espírito Santo e realizaram oficinas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção Agrícola.

Para o estudante de Engenharia Kayque Veloso participar do projeto RONDON foi uma das melhores experiências de sua vida. “-Participar do Rondon se tornou um sentimento, um amor recíproco através de uma integração social no qual oferecemos conhecimento que adquirimos e recebemos algo onde entra o inenarrável.”  Afirmou.

O Projeto Rondon não realiza ações assistencialistas. “Os rondonistas trabalham com agentes multiplicadores realizando ações que tragam efeitos duradouros para a população, a economia, o meio ambiente e a administração local”, reforçou o Comandante da Marinha José Antônio Gomes da Silva, coordenador do projeto.

A Jovem Emy Sena explica que alem de levar conhecimento para a população, o Rodon foi uma oportunidade de aprendizado. “-Foi uma experiência única e tenho grande orgulho de falar que sou uma rondonista. Conheci outras culturas outras realidades e pude ensinar e aprender com a simplicidade de tantas pessoas. Trouxe em meu coração grandes emoções e sentimentos que jamais serão esquecidos.” Afirma a Estudante de Agronomia da Faculdade FINOM.

O Ministério da Defesa conduziu as operações do Projeto Rondon em 45 cidades dos Estados do Espírito Santo, Tocantins e Rio Grande do Norte, com a participação de 900 professores e estudantes universitários de instituições de todo o País.

Ana Paula Alves, acadêmica do Curso de Engenharia de Produção explica que o Projeto também contribui com o crescimento pessoal dos acadêmicos.

"-O Projeto Rondon para mim foi uma lição de vida. Me proporcionou uma troca de conhecimentos incrível em contato com as mais diversas realidades. Foi emocionante perceber que simples gestos podem transformar vidas. Levarei essa experiência comigo sempre, e posso afirmar que o Projeto Rondon me fez uma pessoa melhor." Afirmou Ana Paula.

Para o Professor André Duarte, o Rodon é uma oportunidade de integração com a Comunidade. "-Participamos desde 2011 do Projeto Rondon. Este que é o maior projeto de extensão universitária do Brasil, que possibilita a integração dos alunos com a comunidade atendida e permite a aplicação de seus conhecimentos adquiridos na Faculdade, atendendo aos anseios da comunidade." Explicou o Professor e Coordenador do Curso de Agronomia da FINOM.

Sobre o projeto

O Projeto Rondon, tem a coordenação do Ministério da Defesa e é uma ação interministerial do Governo Federal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.
 
Por: Glauber César
Fotos: Kayque Veloso
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button