Na tarde de ontem (12) aconteceu em frente à Prefeitura Municipal a Formatura de 54 jovens na Associação Comunitária Guarda Mirim – ACGM de Paracatu que tem como objetivo de formar cidadãos de bem e dar aos adolescentes melhores oportunidades de vida.
A Guarda Mirim é direcionada a crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos de idade, que estejam matriculados e frequentes em escolas públicas de Paracatu. Possui carga horária de 600 horas (10 meses) aplicadas em horário extraclasse, evitando que os alunos fiquem ociosos na rua e cometendo atos infracionais.
O projeto Guarda Mirim iniciou em Paracatu em janeiro de 2006 com o objetivo de prevenir o envolvimento de jovens com a delinquência juvenil. Já em 2013 o projeto recebeu personalidade jurídica sendo então reconhecida como entidade de utilidade pública municipal.
São desenvolvidas ações pedagógicas que promovem a construção da cidadania, melhoram a autoestima, trabalham a disciplina consciente e contribui para a formação de princípios e valores sociais e morais, auxiliando as famílias paracatuenses na formação integral do jovem.
As aulas são teóricas e práticas de Ordem Unida, Regulamento disciplinar da Guarda Mirim, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Valores Humanos, Português, Saúde do Adolescente, Prevenção à violência e drogas, Aulas de Música, palestras e cursos profissionalizantes de informática e gestão empresarial para facilitar sua inserção no mercado de trabalho. Os alunos ainda dispõem de atendimento médico, psicológico e de assistência social.
Um dos momentos marcantes do evento foi quando os alunos foram promovidos e receberam ascensão na carreira após concluírem as etapas. Eles foram avaliados quanto ao comportamento social, compromisso escolar, dedicação ao projeto, dentre outros critérios. À medida que o aluno apresenta evolução, ele galga graduações e postos. Os alunos receberam as divisas correspondentes a sua graduação e ainda um certificado.
Uma das alunas foi homenageada de forma especial: Marcela Ribeiro Jordão, que ingressou no projeto em 2013 e seus educadores perceberam um grande potencial esportivo e incentivaram-na a melhorar seu desempenho. Hoje, ela compete provas de 5km, obtendo excelentes resultados como o do último dia 05 de junho que competiu em Uberlândia com outras três mil pessoas e foi a campeã.
“O cenário atual aponta a inserção de crianças e adolescentes no mundo do crime, tendo como porta de entrada o tráfico de drogas, por isto, programas como a Guarda Mirim tornam-se instrumentos estratégicos na prevenção criminal, evitando que os jovens se envolvam com a delinquência. Vocês jovens foram encorajados a voar, mas o vôo depende de cada um”, disse o comandante da 16º Região de Polícia Militar, Coronel Braga.
Por Lorranne Marques
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.