O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) desenvolvido pela Polícia Militar formou na primeira etapa deste ano de 2016, 512 crianças e adolescentes de 19 turmas de 5º ano das escolas públicas e particulares de Paracatu.
O evento aconteceu na manhã de hoje (30) na Catedral da Benção e contou com a presença dos instrutores do Programa Sgt Henrique e Sd Patrícia, professores e familiares dos formandos e ainda o Comandante da 16º Região de Polícia Militar, Coronel Braga e comandante do 45º BPM, Ten Cel Reinaldo.
O problema das drogas e da violência já é conhecido pela humanidade há vários séculos, trazendo sempre, um rastro de dor e destruição tanto para a pessoa viciada quanto para sua família, além de afetar toda a comunidade. Por isso, a luta contra as drogas não deve ser esquecida e a prevenção, através de ações como o PROERD, são uma forma de intervenção antecipada para desencorajar o uso inicial de drogas e promover a interrupção de seu consumo.
O PROERD consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família para prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes. O resultado das aulas e atividades desenvolvidas com os alunos foi percebido através das redações que os alunos desenvolveram sobre o que aprenderam no PROERD. As melhores redações foram homenageadas e lidas durante a formatura e todas retratavam a importância de se combater o bulling e ainda as consequencias do uso de álcool e drogas.
Além de combater a violência e drogas, o programa ensina a reforçar a auto-estima, a lidar com as tensões, resistir às pressões, aprimorar o espírito de cidadania e de respeito ao próximo e ainda valores éticos, morais e sociais.
O programa é uma iniciativa da Polícia Militar com base no Projeto DARE criado na cidade de Los Angeles – EUA e atualmente está presente em mais de 60 países.
Em Paracatu, desde a implantação do Programa (em 2003), 20.321 crianças e adolescentes já foram atendidas, sendo divididos em 693 turmas (de 5º e 6º ano) e 06 turmas da pré-escola. Todas as escolas já foram assistidas pelo programa, na forma de rodízio, com a intenção de contribuir com a educação das crianças e adolescentes preparando-os para se tornarem cidadãos conscientes na busca da paz social.
Por Lorranne Marques
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.