8º Mutirão da Saúde reúne mais de 300 mulheres em palestra sobre câncer de mama no Rotary Club

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O Rotary Club Paracatu iniciou as ações voltadas para o VIII Mutirão da Saúde da Mulher que tem como finalidade a Prevenção do Câncer de Mama em mulheres com idade entre 40 e 69 anos.
 Na noite de hoje (09) foi realizada uma Palestra com a ginecologista e obstetra Dra. Juliana Siqueira Silva que explicou para as mulheres sobre as formas de se prevenir o câncer de mama, sintomas, fatores de risco e ainda tirou dúvidas das presentes no evento.
A palestra contou com 302 mulheres presentes e todas elas irão realizar a mamografia gratuitamente a partir da próxima semana em dias alternados em uma clínica da cidade. Para realizar a mamografia no Mutirão a mulher deve participar da palestra que contará com mais uma edição na próxima quinta-feira (16) às 18 horas na sede do Rotary, na Rua Frei Anselmo nº 488.
Para as mulheres da zona rural da cidade o Rotary irá realizar nova palestra voltada especialmente para esse público. Então fiquem atentas e não percam essa oportunidade!
Esta é a primeira vez que muitas das mulheres irão realizar uma mamografia e a Dra. Juliana lembrou que a prevenção deve ser feita regularmente. Além disso, é importante que as mulheres realizem o auto-exame nas mamas para conhecimento do próprio corpo e notar quando algo está fora do padrão. Segundo a médica, o momento ideal para a mulher realizar o auto-exame é após a menstruação, porém, ele não deve ser substituído pela mamografia.
A doutora explicou que o câncer de mama normalmente atinge mulheres acima dos 40 anos de idade, porém, mulheres com alguns fatores de risco devem ter uma maior atenção mesmo antes dessa idade.
São fatores de risco: o histórico familiar com a doença, especificamente do lado materno; mulheres que tiveram a primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos); mulheres com menopausa tardia (após os 50 anos); mulheres que não tiveram filhos, pois a amamentação protege a mama; mulheres com a primeira gravidez após os 30 anos; mulheres que fazem ingestão de bebida alcoólica mesmo que em pequena quantidade; mulheres obesas e mulheres sedentárias.
A ginecologista também expôs para as mulheres os sintomas que elas podem notar sobre situações de risco como alteração da pele que recobre a mama, secreção no mamilo, nódulo no seio e nódulo palpável na axila.
O momento foi bastante descontraído e as mulheres ficaram a vontades para fazer perguntas e sanar dúvidas sobre o câncer, sobre a menopausa, anticoncepcional, reposição hormonal, mamografia e vários outros assuntos.
Ao final do evento todas agradeceram ao Rotary Club de Paracatu que vem realizando a tantos anos projetos como este que visam prevenção de vários tipos de cânceres em homens e mulheres, o que beneficia toda sociedade paracatuense.
 

Por Lorranne Marques
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button