Chef Eduardo Avelar propõe selo de “Capital Mundial do Pão de Queijo” a Paracatu durante capacitação a estabelecimentos

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Pela terceira vez em Paracatu o renomado “Chef” de cozinha Eduardo Avelar veio ministrar uma capacitação para os restaurantes, bares e hotéis que participarão da etapa gastronômica do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu.
A etapa é sem dúvida uma das mais aguardadas do festival e neste ano os sete estabelecimentos participantes terão que criar pratos com pelo menos dois, dos três ingredientes obrigatórios: açafrão, pimenta e queijo minas. Para isso, o Eduardo irá ajudar os estabelecimentos na adequação dos ingredientes ao prato.
Eduardo Avelar é um dos mais talentosos chefes de cozinha do país e afirmou que Paracatu tem tudo para se tornar um grande pólo gastronômico diante da diversidade cultural e dos ingredientes dispostos em nossa região.
“Paracatu tem uma riqueza e diversidade que poucos lugares possuem: aqui tem a história do Brasil antigo, da colonização, das quitandas, dos indígenas, dos escravos, dos portugueses e isso gerou uma diversidade grande para a cidade. Está na hora de aproveitar isso e transformar em um produto estruturador de desenvolvimento social, de geração de emprego e renda, desenvolvimento do turismo e a gastronomia está proporcionando isso”, disse Eduardo.
Avelar destacou ainda que este ano os participantes do Tour Gastronômico estão mais a vontade, entusiasmados e com menos receio de criar pratos e propor novidades. “Eu proponho uma cozinha verdadeira, conceitual, que conta nossa história e nossas raízes e eles estão acreditando nesse conceito”.
Eduardo ressaltou ainda que Paracatu tem tudo para se transformar na CAPITAL MUNDIAL DO PÃO DE QUEIJO, pois somente aqui existe a fabricação em larga escala. “Em apenas uma padaria, pequena e artesanal, tem a fabricação de oito mil pães de queijo em um só dia. A partir do selo de Capital do Pão de Queijo gera a curiosidade do turista em vir visitar a cidade, parar na BR 040 e entrar para conhecer o local. Hospedar as pessoas no centro antigo faz toda a diferença. Temos que exaltar os produtos locais e trabalhar o turismo”, afirmou o chefe.
A analista de Projetos do SEBRAE Patrícia Rezende, e a Secretária de Governo Municipal Francy Helle afirmaram que o município já possui esse desejo e está trabalhando para adquirir o selo de “Capital do Pão de Queijo”.
“O SEBRAE possui o Programa Origem Minas onde cada município verifica o que é de origem do lugar e em Paracatu foi identificado o pão de queijo exatamente pelas diversas fábricas do fundo do quintal e pelo fato do queijo também já ser tradicional na região. Temos esse desejo de trabalhar a capacitação de produção de processos e gestão do negócio através dos empresários dessas fábricas. “Depois de certa maturidade do projeto vamos conseguir levar esses produtos para outras regiões do país em grandes feiras de gastronomia e realizar vendas, promovendo o desenvolvimento e geração de emprego, atraindo turistas e movimentando então a economia local”, disse a analista do SEBRAE.
Patrícia Rezende ainda convidou os empresários de Paracatu ligados ao pão de queijo que visitem o SEBRAE para saber mais sobre o projeto e aderir à ideia.
O Tour Gastronômico irá acontecer entre os dias 17 de junho a 09 de julho e nesse dias a comunidade, turistas e o júri técnico poderão degustar e avaliar o prato dos sete participantes. Os três melhores pratos serão premiados, bem como os três melhores garçons ou atendentes.
 

Por Lorranne Marques
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button