APAC Paracatu realiza evento de ressocialização e combate às drogas

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A APAC Paracatu (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) realizou ontem (31) um evento de conscientização sobre a consequência que o uso e consumo de drogas pode causar na vida de cada usuário e de sua família.
Durante o evento, os recuperandos receberam orientação para a superação do vício em drogas, que é a principal causa do cometimento de diversos crimes. A entidade se mostrou preocupada nesta recuperação química dos presos.
A APAC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que visa a reintegração social dos condenados, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Através de uma filosofia que visa “Salvar o homem” a entidade tem uma disciplina rígida, baseada no respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família. Tudo isso para gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena, evitando então a reincidência no crime e proporcionando condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.
Hoje, cerca de 100 APAC’s estão instaladas em todo o país e também existem unidades no exterior. O que mais chama a atenção é que o índice nacional de pessoas que voltam a praticar crimes é de aproximadamente 85%, já nas APAC’s esse índice corresponde a 8,62%, prova de que a filosofia de trabalho tem dado certo. Não podíamos deixar de citar que o custo de cada preso para o Estado corresponde a quatro salários mínimos enquanto na APAC esse custo é de um salário e meio.
A vereadora, missionária e terapeuta especialista em dependência química, Marli Ribeiro, marcou presença no evento e ressaltou que a droga está por trás da maioria dos crimes e por isso não basta deixar que o preso/condenado fique em uma prisão e não dê a ele oportunidades para ressocializar e se manter longe das drogas. “Precisamos alertar os condenados sobre os caminhos da recuperação de como é bom para eles, suas famílias e sociedade e que todos vivam sem drogas", afirmou Marli Ribeiro.
 
Por Lorranne Marques
Foto: Assessoria Parlamentar Marli Ribeiro

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button