O filósofo e professor Dr. Mário Sérgio Cortella, participou da abertura do Congresso Internacional de Educação que aconteceu nesta quarta-feira (27/04) no anfiteatro da Faculdade Atenas em Paracatu, realizando a palestra de abertura com o tema: "Ética, Compromisso, Competência Profissional na Educação. Por onde Começar?"
Mário Sérgio Cortella é filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário. Concluída sua graduação obteve mestrado e doutorado em Educação, pela PUC-SP. É professor titular na PUC-SP, no Departamento de Teologia e Ciências da Religião, e de pós-graduação em Educação. Ocupou cargo de Secretário Municipal de Educação de São Paulo e foi membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC.
O Prefeito de Paracatu, Sr. Olavo Remigio Condé, esteve presente no evento e cumprimentou os participantes e palestrante. “-Eu fico muito feliz por mais esse evento e dou as boas vindas ao público e ao palestrante que é meu conterrâneo, que assim como eu, veio do Paraná.” Lembrou Condé.
A Secretária Municipal de Educação, Maria de Fátima Ulhoa, falou da sua satisfação em receber 19 palestrantes durante o Congresso em Paracatu, destacando a presença do Professor e Filósofo Mário Sérgio Cortella. “-Eu sempre quis trazer o Cortella a Paracatu para que os meus colegas, os professores de Paracatu pudessem ter a mesma oportunidade que eu já tive duas vezes e gostaria de compartilhar desse prazer com todos. Hoje é uma honra tê-lo conosco.” Afirmou Fátima.
Durante a palestra, Cortella simplificou sua fala, afirmando que a “Educação deve ser feita com humildade e esperança.” Disse ainda que os Professores, assim como os alunos devem se manter em constante aprendizado. “-A docência exige decência e nossos alunos precisam ser alimentados por isso no dia a dia, também com aquilo que buscamos até porque só é um bom ensinante quem for um bom aprendente.” Afirmou.
Durante entrevista à nossa reportagem, perguntamos ao Professor e Filósofo (que também foi Secretário de Educação da cidade de São Paulo) sobre a relação entre o investimento em educação e o crescimento de uma nação. “-A solução para qualquer nação, incluindo o Brasil é realmente a educação, mas não se pode confundir educação com escolaridade.” Afirmou.
Mário Sérgio falou ainda aos Professores, sobre a qualidade da educação e ética. “-Tem gente que critica alguns canalhas que estão na política, mas desonra a sua família e se torna uma vergonha para a comunidade, fingindo finge ser professor, enganando com um atestado para afastamento das atividades na escola e roubando o pagamento daquele tempo que o estado ou o município pagam para ele estar ali.” Disse.
Cortella comparou a corrupção tão criticada pelos brasileiros, com pequenos gestos que também devem ser combatidos pelos Professores. “-Existe uma forma de desviar o dinheiro público que é roubando, corrompendo, mas um outro que é mais comum ainda é aquele que engana o diretor, a secretária, o sistema escolar. E o pior, é que muitos professores que fazem isso, também passaram pela escola. Quem foram os seus professores?” Indagou os presentes, levando os professores e convidados a uma reflexão.
"Felicidade não é um estado contínuo. Felicidade é uma ocorrência eventual. Felicidade é sempre episódica. É você sentir a vida vibrando, seja num abraço, seja na realização de uma obra, seja numa situação em que seu time vence, seja porque algo que você fez deu certo, seja porque você ouviu algo que quis ouvir." Mario Sérgio Cortella
Por: Glauber César