O Prefeito de Paracatu, Olavo Condé (PSDB), através da Secretaria de Governo enviou “Nota de Esclarecimento” à nossa reportagem, negando a denúncia feita durante reunião na Câmara de Vereadores sobre a contratação de advogados ligados ao Deputado Federal Paulo Abi-Ackel. O Prefeito afirma que a denúncia “é falsa e nega qualquer contratação de assessoria jurídica externa.”
O Presidente do PSDB local, o Secretário de Planejamento Erasmo Neiva, também fez contato esta manhã e enviou uma “Nota de Repúdio” em nome do partido, afirmando que a denúncia do Presidente da Câmara, tem o objetivo de “buscar holofotes para as próximas eleições.”
Abaixo transcrevemos na íntegra o posicionamento do Governo Municipal e do PSDB de Paracatu:
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE PARACATU SOBRE FALSA DENUNCIA DE CONTRATAÇÃO DE ADVOGADOS
A Prefeitura Municipal de Paracatu vem a público manifestar seu repúdio contra as calunias lançadas pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Joãozinho Chapuleta, proferidas em discurso no plenário da Câmara e repercutidas na imprensa local, esclarecendo que:
1 As acusações consistem em um conjunto de ilações, escondidas pelo questionável e relativo véu da imunidade parlamentar, sem qualquer nexo, ao tentar confundir a opinião pública misturando a pessoa física do Prefeito com o ente jurídico Município, objetivando “criar” um fato político, quando na verdade tudo não passa de uma história sem qualquer compromisso com a verdade.
2 O Município de Paracatu e muito menos o Prefeito Municipal Olavo Remigio Condé, contrataram assessoria jurídica externa para acompanhamento de recente CPI que tramitou na Câmara Municipal, sendo público e do conhecimento dos parlamentares, da imprensa e da população que tal acompanhamento foi realizado exclusivamente pelo Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos Dr. Rosângelo Pereira da Silva.
3 Que os valores citados pelo Vereador são fruto de sua imaginação, não tendo qualquer base na realidade de quaisquer contratações pretéritas feitas pelo Município.
4 Que para não se desmoralizar ainda mais diante da atenta sociedade de Paracatu, o Vereador deve apresentar documentos que comprovem as aludidas despesas, pois é princípio basilar da democracia a apresentação de provas por quem acusa, o que, de antemão, nesse caso, constitui tarefa impossível, por simplesmente não existirem, o que pode ser conferido no portal da transparência, onde estão registradas todas as receitas e despesas da Prefeitura.
5 Que a administração municipal nunca contratou qualquer advogado vinculado a qualquer Deputado, mantendo com vários parlamentares estaduais e federais que atuam no município relação política e republicana, sempre na busca de benefícios e soluções para os assuntos de interesse do povo e do Município de Paracatu.
6 Que as acusações do Vereador, são fruto do revanchismo, constituindo-se um abuso contra a inteligência da sociedade, não contribuindo com a finalidade do nobre exercício de um mandato popular, ou seja, a defesa do bem comum, mas, sim, com o propósito meramente eleitoral, diante da aproximação do pleito municipal.
Em virtude do manifesto excesso no exercício das prerrogativas parlamentares, praticado pelo presidente da câmara, informa que as devidas providências legais, estão sendo encaminhadas perante o órgão competente, ou seja, o Poder Judiciário.
Olavo Remigio Conde
Prefeito de Paracatu
Francy-Helle Remígio Condé Couto
Secretária de Governo
Nota de repúdio – PSDB de Paracatu
O PSDB de Paracatu, diante das acusações feitas pelo Vereador Joãozinho Chapuleta, em reunião na Câmara Municipal, repudia as referências ao Deputado Paulo Abi-Ackel que são improcedentes e carecem de quaisquer elementos que possam minimamente confirmá-las, tarefa impossível de ser cumprida diante da inexistência de provas, simplesmente pelo fato de ser uma grande mentira.
Não se tratam de informações verídicas, mas sim de ilações feitas por um vereador em busca de holofote para as próximas eleições, ou a serviço de algum interesse escuso.
Dessa forma, a tentativa de macular a atuação e o nome do deputado Paulo Abi-Ackel, feita pelo Vereador Joãozinho Chapuleta, é fantasiosamente desproposital, diante da dimensão da atuação parlamentar do Deputado, votado em mais de 700 municípios de Minas Gerais e onde nunca celebrou qualquer tipo de contrato com prefeituras.
O PSDB em Paracatu tem o orgulho de ter o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel como seu representante, além de grande amigo do nosso Município, parceiro do Governo Municipal em muitas empreitadas em prol de nossa cidade e homem público respeitado nacionalmente por sua competência parlamentar e honradez.
Erasmo Neiva
Presidente do PSDB
Paracatu – MG