A Kinross promoveu nos dias 11 e 12 de abril, oficinas de capacitação para novos e antigos estagiários do eixo educação do Programa Integrar. Os treinamentos, realizados no escritório do Olhar Cidadão, em Paracatu, reuniram 20 universitários, selecionados a partir de entrevistas envolvendo 52 alunos de quatro faculdades locais (Finom, Unimontes, Atenas e Unopar).
No total, foram 16 horas de formação, que abordaram conteúdos como os desafios e metas do Programa Integrar, educação por competências, mobilização para a Prova Brasil, práticas de reforço escolar, entre outros. Além disso, os estagiários selecionados já haviam iniciado sua preparação à distância, para conhecer o programa e a realidade pedagógica das escolas.
Os estagiários, selecionados nas faculdades de Paracatu que têm curso de Letras e Engenharias, atuarão dando suporte ao plano de aula nas disciplinas de Matemática e Português. O trabalho será realizado sob a supervisão dos professores de cada turma de 4º e 8º anos das escolas que fazem parte do projeto.
“-Acredito que o grande mérito do programa é o foco no aprendizado. E de maneira efetiva para todos os envolvidos, não só das crianças que ajudamos com reforço escolar, mas também dos estagiários e professores, que ganham muito com as experiências proporcionadas pelo Integrar”, diz Rafael Santos, estagiário que participa das aulas de matemática e cursa Engenharia de Minas na Faculdade Finom.
Para Thais Nascimento, aluna do 9º período de Agronomia da Faculdade Finom a oficina é um ótimo momento para trocar experiências. “Discutimos e compartilhamos as nossas práticas e assim conseguimos melhorar ainda mais as oficinas e as aulas de reforço escolar”, reforça Thais.
Essa é a primeira oficina de capacitação do Programa em 2016, que, dentro do seu ciclo anual, promoverá rodadas de reciclagem e formação dos participantes duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre.
Resultados positivos
O eixo Educação do Programa Integrar fundamenta-se no princípio de que toda criança que está na escola pode e tem o direito de aprender. A iniciativa tem visão de longo prazo e seu compromisso com a rede pública se define em ciclos anuais.
O trabalho é realizado em duas frentes com ênfase em desafios de Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos) e Matemática (resolução de problemas). Em ambas, a empresa vem conseguindo atingir os resultados esperados. Uma das frentes contempla ações de melhoria da qualidade da aprendizagem e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de Paracatu e trabalhou com oito escolas em 2015. Isso representa 746 alunos, 19 estagiários universitários, 40 projetos apoiados e 130 professores beneficiados.
Quatro das escolas que possuem turmas de 5º ano e seis que possuem o 9º ano apresentaram 83% de taxa de elevação do Ideb em relação aos resultados de 2014. A outra frente de atuação tem como objetivo criar estímulos para a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2015, o Programa conseguiu envolver 695 alunos em ações que deram ênfase à disciplina de Matemática.
Fonte: Fabrício Soares / Ideia Comunicação.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.