Três dias após entrevista, em que o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Coronel Bianchini afirmou que os Paracatuenses voltariam a ter paz e tranquilidade, o batalhão da PM de Paracatu recebeu um reforço de peso.
Em continuidade à “Operação Saturação”, o 45º BPM, agora conta com o apoio de militares do Batalhão ROTAM de Belo Horizonte, que chegaram para somar esforços no combate à criminalidade na nossa cidade.
Além da ROTAM, Policiais Militares da parte da administrativa do Batalhão também foram deslocados para os serviços externos, além de militares vindos de Unaí.
Os policiais da ROTAM são altamente treinados em abordagens policiais e no gerenciamento de ocorrências de alta complexidade. Já no primeiro dia de atuação deles (ontem, 30) conseguiram retirar de circulação uma arma de fogo e prenderam em flagrante um suspeito que transitava pelo centro da cidade.
A apreensão ocorreu por volta de 00h59min da madrugada de hoje (31) quando os policiais da ROTAM abordaram um veículo VW/PARATI, cor bege, PLACA JGN-9933, com três ocupantes, no cruzamento da Rua Professor Santiago Dantas com Avenida Olegário Maciel, centro da cidade. No carro estavam três homens, de 19, 24 e 29 anos de idade. Durante buscas no interior do veiculo, foi localizado um revólver cal .38 municiado com 05 cartuchos.
O jovem de 24 anos, que era passageiro do veículo, assumiu a propriedade da arma. Além dele os policiais também prenderam o condutor, de 29 anos, pois apresentava claros sinais de embriaguez e ainda ofendeu os policiais com xingamentos durante a abordagem, cometendo crimes de "embriaguez ao volante, por transportar armamento e desacato".
O efetivo da Policia Militar será dividido em duas equipes, cada uma com 04 militares de Belo Horizonte e 01 militar da Cia Tático Móvel do 45º BPM, já que os policiais da ROTAM não conhecem a cidade.
O foco serão abordagens em locais de maior incidência de crimes para prevenir possíveis delitos.
Com esta ação desencadeada hoje, a Polícia Militar confirma o que disse o Comandante Geral da PM à nossa reportagem, que "a Polícia Militar estará atuando com todas as forças em busca da paz e da tranquilidade para a Comunidade de Paracatu."
Por: Lorranne Marques / Glauber César