Presidente Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo participa de Semana Vicentina em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O Lar dos Idosos da Sociedade São Vicente de Paulo de Paracatu realizou esta semana uma série de eventos, palestras e encontros direcionados aos membros da Sociedade, Vicentinos, voluntários e para a comunidade em geral.

Pela primeira vez a “Semana Vicentina” contou com a participação da Presidente Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo, Emília Fernandes Jerônimo.

Segundo o Presidente do Lar dos Idosos, Tarcísio Barros o objetivo é “realizar uma formação para todos os vicentinos e voluntários que atuam direta ou indiretamente com o trabalho de acolhimento, de ajuda ao pobre, ao idoso e ao necessitado de forma consciente.”

“-Frederico Ozanam dizia que a caridade por si não basta, ela trata as feridas, mas não os golpes que as causam. Essa frase resume todo o nosso trabalho vicentino, porque muitas vezes a gente só fica atacando as consequências. Temos que entender que o nosso papel também é prevenir os ataques, então se tem trabalho pra todo mundo, se tem educação e saúde, esse trabalho não precisaria ser feito. E pra isso tudo acontecer temos que aprender e partilhar conhecimento.” Explicou Tarcísio.

Durante sua fala, a Presidente Nacional, Emília Fernandes, falou sobre a história da Sociedade São Vicente de Paulo, dos desafios e a motivação de buscar crescimento da rede todos os dias, não só fazendo a caridade “imediata”, mas criando condições de desenvolvimento dos necessitados.

“-Nossa maior desafio é ter atenção contínua para o surgimento de novas formas de pobreza. A desagregação familiar, dependência do álcool e das drogas, violência contra a mulher, abandono escolar, criminalidade urbana, além da nova conjuntura econômica do país, que alterou o padrão de necessidades das famílias carentes, que, muitas vezes, estão "dispensando" o auxílio com gêneros alimentícios, e passaram "a fazer pedidos" que fogem da maneira de atuar da maioria das Conferências Vicentinas; sem contar a gravidade da "ausência de Deus" Afirmou Emília Fernandes.

 “-É preciso sensibilizar os nossos vicentinos para esta nova caridade, para novos tempos…” Finalizou.

Na Foto: Tarcísio Barros, sua esposa Jane, a Presidente Nacional Emília e Neusa Faria Pereira.

Por: Glauber César

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button