Anatel garante que bloqueio de celular roubado ficará mais fácil

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O bloqueio de aparelhos celulares em caso de roubo, furto ou perda ficará mais fácil segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que anunciou ontem (08) medidas para que o usuário não necessite mais do número do IMEI do telefone para realizar o bloqueio do aparelho nesses casos.
Com essa nova medida, os celulares bloqueados ficarão inutilizados e isso pode inibir possíveis crimes contra o patrimônio já que os criminosos não poderão utilizar o aparelho, mesmo após trocar o chip. Dessa forma, os celulares poderão deixar de atrair os criminosos, com isso o número de roubos e furtos tende a diminuir.
A partir de hoje, usuários de todo o país que tiverem os celulares roubados ou furtados podem entrar em contato com as operadoras para solicitar o bloqueio, informando apenas o número da linha. 
Antes, para bloquear o aparelho celular era necessário informar junto à operadora o número do IMEI do telefone, que funciona como uma espécie de chassi do aparelho, encontrado na Nota Fiscal e na caixa do aparelho ou digitando o código *#06# no próprio telefone. Acontece que depois que o aparelho foi roubado, furtado ou perdido, esse segundo modo de acesso para localizar o número do IMEI fica inviável. Agora, para efetuar o bloqueio, o usuário terá que informar dados pessoais como RG, CPF, endereço e outras informações de segurança. A mesma coisa valerá para o desbloqueio caso o celular seja encontrado posteriormente.
A Anatel ainda realizou parcerias com polícias civis estaduais, para que já na delegacia os usuários façam a ocorrência e iniciem o processo de bloqueio dos aparelhos e linhas. A parceria já está em vigor nos Estados da Bahia, Ceará e Espírito Santo e, em breve, também o Rio, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Nesses locais, o próprio delegado encaminhará um ofício à operadora solicitando o bloqueio e o usuário não precisará fazer dois contados, no caso com a Polícia e com a operadora.
A Anatel ainda disponibiliza, através de seu site: www.consultaaparelhoimpedido.com.br, os celulares que estão impedidos e recomenda que os usuários consultem o site antes de comprarem aparelhos usados, assim podem ficar sabendo se o telefone não está impedido de uso.
Uma mudança que tem tudo para contribuir na diminuição desse tipo de delito.
 
Por Lorranne Marques

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button