Durante tribuna do Vereador Rosival Araújo (PT), ficou clara a aceitação por partes dos Vereadores de Paracatu quanto à regulamentação do chamado “Serviço público de transporte individual ou coletivo”, que daria legalidade aos moto taxis e Tri Taxis, que aliás, ultimamente tem sido alvo de muitas críticas e ponto central de polêmica na cidade.
“-Ao longo dos anos muito tem sido debatido sobre o serviço de transporte público, mas a legalização ou regulamentação por parte do executivo tem acontecido de forma muito morosa. Pra vocês terem uma ideia, hoje, nem os taxistas tem autorização para trabalhar em Paracatu.” Alertou Rosival.
O parlamentar do PT afirmou que defende o direito dos cidadãos trabalharem dentro da legalidade e que só é contrário quando a questão da segurança dos passageiros e condutores fica em segundo plano.
“-Especificamente sobre os Tri Taxis, é um veículo que agrada a população por ser um veículo diferente e acessível, mas, não é só por gostar que nós vamos tratar do assunto porque precisamos analisar de forma bem responsável principalmente pela questão de segurança no trânsito.” Explicou.
O Vereador Ragos Oliveira (PT), afirmou que o transporte público em Paracatu hoje é falho e que a falta de ação dos governantes colocam a população em risco. “-Infelizmente, a empresa de ônibus que tem a concessão do transporte público em Paracatu é deficitária e não atende todas as áreas da cidade, a Secretaria de Transporte não conseguiu até hoje concretizar a licitação do serviço de Moto Taxi, e essa falta de compromisso é que está colocando a nossa comunidade em risco.”
Oliveira também defendeu mais rigor na fiscalização e tocou em um assunto polêmico citando casos em que mototaxistas são presos em Paracatu por tráfico de drogas e por colaboração em outros crimes. “-O serviço público quando não é regulamentado ele dá margem a problema maiores ainda e em Paracatu nós sabemos que existem bandidos transvestidos de moto taxistas, que se misturam a pessoas de bem que querem atuar naquela área, para praticarem crimes.” Denunciou o Parlamentar do PT sugerindo ao final que seja enviado um requerimento em caráter de urgência para que o Prefeito providencie e envie à Câmara um decreto ou PL regulamentando o serviço.
Já o Presidente da Casa, Vereador Joãozinho Chapuleta (SD), afirma que o problema não é a regulamentação e acusou o poder executivo de improbidade. “O problema não é a regulamentação, mas a falta de ação. É claro que precisamos regularizar porque iremos criar empregos e ajudar no crescimento de Paracatu, mas a deficiência administrativa que impera na Prefeitura impede que isso aconteça. O executivo é hoje um lugar cheio de leis e que o prefeito não tem peito para regulamentar, para promulgar e fiscalizar.” Afirmou.
Do lado do Executivo, a Prefeitura já emitiu uma “Nota à Comunidade”afirmando que o serviço é ilegal em Paracatu. (Veja a nota na íntegra abaixo)
Por: Glauber César
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.