Como já acontece a 8 anos, durante quase 2 meses, o Portal Paracatu.Net recebeu indicações de nomes que se destacaram na comunidade Paracatuense para receberam o Prêmio “Personalidade 2015”.
Vale destacar que pela primeira vez na história, a comunidade se manifestou negativamente com relação a alguns nomes, sugerindo até um prêmio “contrário”, com um destaque negativo a vários nomes do sociedade Paracatuense entre eles, membros dos poderes executivos e legislativos do município.
Mas como o nosso objetivo é valorizar aqueles que fizeram algo de bom para a cidade ou que projetaram o nome de Paracatu de forma positiva, depois de quase 5 mil indicações, um número bem inferior aos anos anteriores, a comissão voluntária e os responsáveis pelo site, resolveram homenagear os 4 primeiros colocados, que seguem abaixo em ordem alfabética.
Ailton Pinheiro – Radialista – Apresentador do Programa Rota do Crime
O Radialista Ailton Pinheiro, repetiu seu destaque no ano de 2015. Depois de vários anos militando na área de publicidade e atuando como repórter e apresentador na TV Paracatu (hoje TV Minas Brasil), Rádio Juriti e Boa Vista FM, veio a oportunidade de atuar em programa diário na Rádio Comunitária Vitória FM.
Na TV, a primeira experiência aconteceu em um comercial da loja de móveis A Jovem Lar e foi amor à comunicação à primeira vista. A partir daí, passou a fazer reportagens para rádio e TV, até que, entre os anos de 2013 e 2014 passou a liderar a audiência e em 2015 consolidou sua carreira quando começou a atingir picos de audiência jamais alcançados em emissoras de rádio na região.
Ailton atribui a lembrança dos internautas e o sucesso à sua dedicação. “-Tenho canal direto o tempo todo com as forças de segurança e com o público. Não faço censuras a um dos lados da moeda e mostro a notícia como ela é, sem máscara ou filtro. As pessoas tem respondido positivamente ao nosso trabalho com a audiência e a companhia todas as manhãs.” Explica Ailton.
Darcy da Silva Neiva Filho – Presidente do SICOOB Crediparnor
Desde 1995 à frente da entidade, Darcy assumiu o comando da Cooperativa em um momento de crise e dificuldade financeira, depois de algum tempo se consolida com uma das principais instituições financeiras da região.
Darcy sempre faz questão de “dividir” as conquistas com os demais membros da diretoria e com os cooperados. “-Sonhar sozinho é apenas um sonho, sonhar juntos é o começo de uma realidade” A frase de Miguel de Cervantes expressa fielmente o espírito do cooperativismo.
Enquanto o Brasil enfrenta a correção de um período de excessivo gasto público e suas consequências socioeconômicas, como o aumento das incertezas, a diminuição dos investimentos e do consumo, a dinâmica negativa que provoca desemprego, inflação e juros altos o SICOOB Crediparnor seguiu uma tendência contrária inaugurando mais duas agências em Paracatu e ocupando espaços e fatias de mercado tão cobiçados por instituições financeiras.
O SICOOB Crediparnor encerrou 2015, com mais de 6000 associados e apresentará para a Assembléia no mês de março, sobras (lucro) de mais de R$ 7.000.000,00. A cooperativa investe hoje mais de R$ 217.000,00 em bolsas de estudos para os seus associados e filhos, além da geração de mais de 100 empregos diretos e indiretos.
Rodrigo de Carvalho Assumpção, Juiz de Direito
Empossado em Abril de 2013, designado para responder pela Vara Criminal e da Infância e da Juventude, como Juiz de Direito Substituto, foi promovido a Juiz de Direito de Segunda Entrância no ano seguinte e também assumiu recentemente a Direção Geral do Foro da Comarca de Paracatu.
Desde que assumiu as suas funções, tem dialogado com todos os órgãos essenciais ao funcionamento da Justiça, dentre eles a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e as Polícias Civil e Militar, mantendo um excelente relacionamento com o Poder Executivo e a Câmara Municipal.
Preocupado com a criminalidade que têm assolado a Comarca, tem buscado alternativas conjuntas que contribuam para a diminuição dos índices de crimes violentos em nossa cidade. Entre outros projetos, em 2015, criou o Conselho Penal da Comunidade que já começará a atuar em 2016 além de um mutirão carcerário que atendeu quase uma centena de detentos.
Dr Rodrigo foi bastante elogiado por advogados da região que tem nele uma referência no judiciário. Também foi lembrado pela comunidade e por servidores do Tribunal de Justiça, como sendo um profissional dinâmico e atencioso com todos os cidadãos que recorrem a ele.
Vasco Praça Filho (Vasquinho), Produtor Rural e Executivo Presidente da Cooperativa Agropecuária de Paracatu.
Apesar de ter sido destacado pelo seu trabalho à frente de uma das maiores Cooperativas do Estado de Minas Gerais, a Coopervap, Vasco Praça Filho (Vasquinho), ainda é lembrado pela maioria dos mais das mais de 2000 pessoas que o indicaram como o “melhor Prefeito da história de Paracatu.”
Depois de deixar a administração pública, a competência e o Carisma de “Vasquinho” foram confirmados mais uma vez no seu retorno à direção da Coopervap, quando foi eleito com o dobro dos votos do seu concorrente.
Durante o ano de 2015 enfrentou uma redução drástica do faturamento dos produtores cooperados devido a crise que se instalou no Brasil, mas mesmo assim conseguiu manter a Cooperativa de Paracatu entre as mais produtivas e rentáveis do Brasil dentro de um quadro de equilíbrio e qualidade.
Pessoas próximas ao executivo afirmam que seu conhecimento, sua habilidade na gestão de pessoas, suas decisões firmes e ao mesmo tempo arrojadas são os ingredientes que tem rendido ao executivo grandes vitórias para a instituição que ele preside e um posicionamento de destaque junto com as grandes empresas e cooperativas do estado.
Homenagem Especial: Florival Ferreira, Jornalista
O Colunista do Paracatu.Net, colaborador de vários veículos de comunicação e apresentador do Programa Opinião e Debate (Rádio Juriti AM), transforma as manhãs de sábado em aulas intensivas de Política e Cidadania, sempre com uma pitada de bom humor.
O “Mestre” Florival é referência para os colegas comunicadores e para a população e por isso, recebe a nossa homenagem especial.
Por: Glauber César