Sempre que sobre ética e moral, seja em sala de aula ou em palestras, surgem questões, tais como, o homem já nasce com princípios ético-morais? Ética e moral são uma coisa só? O que fazer para viver segundo os padrões morais? O que é moral e ético hoje continuará a sê-lo daqui a dez ou vinte anos?
Na verdade, estas questões surgem porque os conceitos de ética e moral são relevantes, atuais e marcantes para o convívio social, são dois grandes pilares da ação humana diante dos dilemas e dilemas da vida, mas nem sempre são praticados. Por isso incomodam tanto.
As escolhas, que são imprescindíveis ao longo da trajetória da vida, requerem princípios que ajudem a seguir no rumo certo e que, por sua vez, são alimentados pela ética e pelos valores morais. Pelo fato de sermos entes morais, refletimos eticamente sobre situações que cotidiano nos apresenta.
Mas, afinal de contas, ética e moral são ama coisa só? Na verdade, não constituem a mesma coisa, pois, enquanto “moral” deriva do termo “mores”, do latim, e se refere a costumes, modos; daí as expressões “aprender bons modos” e “pessoa sem modos”. “Ética”, por sua vez, é proveniente do termo grego “ethos”, que significa caráter, maneira de ser.
O que há em comum entre os dois conceitos é o fato de ambos se referirem tão somente às ações humanas. Os demais seres vivos não são morais, imorais, amorais, éticos ou antiéticos. Suas ações são produtos de condicionamento ou de determinismo biológico, ou seja, suas ações são simplesmente instintivas ou condicionadas por treinamentos ou adestramentos.
Outro requisito presente tanto na ética quanto na moral é a liberdade. Só é possível identificar a ética e a mora nas ações de seres humanos que são livres e conscientes. Ações que resultam da consciência do que é certo ou errado.
O que difere a ética da moral é o fato de que a moral estabelece princípios, normas e regras de comportamento – pertence ao domínio da prática, ou seja, a moral estabelece normas e princípios peculiares para um tempo e um lugar determinados. Uma ação considerada imoral há 20 anos, hoje pode ser aceita numa determinada sociedade como moral ou um costume de uma região, considerado moral, pode ser um escândalo moral para povos de outras culturas. A ética, por sua vez, é a reflexão sobre a moral – pertence ao campo da teoria. Ela determina as decisões e o comportamento, por isso influencia as ações e práticas humanas. A ética é universal, pois diz respeito a princípios essenciais e imutáveis, tais como a preservação da vida, a harmonia social, dentre outros.
Desta feita, a reflexão ética leva as pessoas à ação moral, ou seja, ao ato de livre escolha. Ela orienta a prever as possíveis consequências, a avaliá-las e a decidir pelo caminho mais adequado. Além de levar a pensar naquilo que poderia ou deveria ser e o que é agora.
* Mestre em Ciência da Religião pela PUC Minas. Especialista em Pedagogia Empresarial pela FINOM. Licenciado em Filosofia pela PUC Minas. Atualmente é Diretor Acadêmico da FINOM.