Dois garimpeiros morrem após contato com gás possivelmente tóxico no interior de manilha em mineradora da cidade

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
De acordo com as informações, na madrugada de hoje (16), indivíduos que buscam a extração ilegal de ouro dentro das propriedades da mineradora Kinross estavam no local, quando um gás possivelmente tóxico correu por dentro das manilhas onde eles estavam e dois homens não conseguiram sair do local e vieram a óbito.  
Os garimpeiros chegaram à Planta 01 e retiraram um pneu de aço que bloqueava a parte intermediária das manilhas utilizando inclusive de macaco hidráulico para suspender e entrar no local. Quando estavam no interior da manilha para instalar carpetes para o garimpo, desceu pelas manilhas uma água contendo um gás muito forte e os garimpeiros começaram a passar mal. Eles imediatamente tentaram sair do local, porém, dois deles, segundo testemunhas, desmaiaram e não conseguiram sair.
 A Polícia Militar foi acionada e os garimpeiros que conseguiram sair do local não quiseram se aproximar para prestar mais esclarecimentos com medo de serem presos por estarem praticando garimpo ilegal.
Diante das circunstâncias, como o local (dentro das manilhas) não possuía oxigênio, os policiais militares acionaram o Corpo de Bombeiros da cidade de Unaí. Os bombeiros entraram nas manilhas, aproximadamente 03 metros, porém, também apresentaram irritação na pele e nos olhos e como os equipamentos não eram suficientes para prosseguir com segurança no salvamento as buscas foram interrompidas até que outra equipe chegasse ao local.
Após a chegada de mais militares dos bombeiros com o devido suporte foram localizados os corpos de RAFAEL COIMBRA OLIVEIRA, 25 anos e EZEQUIEL FERREIRA LOPES DOS REIS, 22 anos de idade.
A empresa Kinross emitiu uma nota em que lamenta o ocorrido e informou que a equipe médica da empresa e a brigada interna de emergência estiveram à disposição para o socorro e auxílio nas buscas. A empresa confirma os dois óbitos e reitera que “vida e a segurança de nossos empregados, contratados e da comunidade em geral é valor para nós e está em primeiro lugar”. A gerente de relacionamentos da empresa, Ana Cunha, acrescenta ainda que a empresa tem trabalhado arduamente em ações de segurança e as invasões tem diminuído. Além disso, afirma que tudo que está ao alcance da empresa tem sido feito, sempre com muito respeito a vida das pessoas, mas que o problema da segurança é bem maior do que as invasões na Kinross e sim um problema de segurança pública geral. 
As autoridades ainda estão no local para os demais procedimentos e a orientação é de que garimpeiros que tiveram contato com o gás procurem uma Unidade de Saúde para verificar exames mais detalhados.
 
Por Lorranne Marques
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button