A novidade na empresa mais valiosa do planeta, a Google, é o projeto do caminhão que pretende entregar encomendas por meio de caminhões sem motorista. A patente já concedida a companhia descreve caminhão autônomo equipado com compartimentos seguros onde uma pessoa poderia usar seu cartão de crédito para abri-los e uma senha para liberar o produto.
Já imaginou, um caminhão chegando na porta da sua casa, dando duas buzinadas e você recebendo uma mensagem: “Encomenda no compartimento 10. Abra com seu cartão e retire o produto”. Segundo o projeto da Google isso não vai demorar.
A patente já foi concedida esta semana para a gigante de tecnologia. Segundo as descrições, o caminhão contaria com uma série de tecnologias que já equipam os carros sem motorista do Google, como radares, câmeras de vídeo e lasers para identificar sinais na rodovia e tráfego.
Do outro lado do serviço, nós clientes poderíamos escolher um dos métodos para destravar o compartimento e o caminhão que ainda notificaria o cliente por mensagens de texto, avisando da entrega iminente ou se, por exemplo, atrasará a entrega devido a problemas no trânsito.
A ideia das entregas autônomas não é nova, e já têm concorrentes, por exemplo o caso o Amazon Prime Air – que prevê a entrega de encomendas via drones – e o Uber que planeja usar frota de carros autônomos para o mesmo fim.
Tudo isso parece ficção mas no caso dos caminhões autônomos é perfeitamente possível com as tecnologias que temos hoje já funcionando por aí, só falta a integração e um pequeno grande detalhe: a infra estrutura das cidades, principalmente as Brasileiras.
Nos Estados Unidos dezenas de carros autônomos já estão circulando pela ruas. São veículos adaptados pelo Google, e já percorreram 2 milhões e 700 mil quilômetros percorridos durante seis anos de teste. E acreditem, neste tempo todo, eles só se envolveram em 11 pequenos acidentes, mas todos foram causados por humanos. Em sete desses casos, os carros foram atingidos na traseira, quando pararam no semáforo.
Os Carros autônomos ainda são motivos de medo na imaginação de muitas pessoas, porém, pesquisas apontam que cerca de 90% das mortes em acidentes de trânsito são causadas por falha humana, seja por distração, influencia do álcool ou imprudência.
Ou seja, diferentemente de nós, humanos, um carro autônomo são mais prudentes e tem mais, o sensor enxerga em 360 graus, reconhece obstáculos e analisa em tempo real situações que muitas vezes os olhos de um motorista não podem alcançar. Um veículo controlado automaticamente não se cansa, não se distrai, não fica embriagado. Imagine uma estrada com diversos carros que possam se comunicar imediatamente e formar um tráfego mais inteligente, de acordo com rotas em comum.