Na noite do dia 11 a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Mineradora Kinross onde mais uma vez garimpeiros teriam invadido o local para roubar ouro da empresa através de seus rejeitos.
Os garimpeiros, cerca de nove pessoas, tentaram abrir um buraco em uma das manilhas por onde passa o ouro utilizando pás, barras de ferro e marretas.
Os militares chegaram no local e ao proceder à abordagem os autores começaram a fugir pela área da mineradora e pelo matagal próximo. Durante a fuga, um dos garimpeiros apontou uma arma de fogo em direção aos militares e efetuou vários disparos e os militares revidaram os disparos. Os autores conseguiram fugir e não foram encontrados.
No local onde eles estavam foi encontrado carpetes usados para a prática do garimpo, mochilas contendo alimentos, ferramentas e roupas e ainda quatro rádios comunicadores (HT). Um dos rádios estava recebendo a frequência da Polícia Militar e outro uma frequência possivelmente para a comunicação dos próprios garimpeiros.
O que se percebe é que o grupo de garimpeiros é uma quadrilha bem articulada e possui informações privilegiadas sobre as ações e localização de militares. Será necessário esforço coletivo para desarticulá-la.
Os materiais foram apreendidos e a Polícia continua em rastreamentos a procura dos garimpeiros.