Movimentar a economia, estimular a educação ambiental, contribuir para a melhoria do aprendizado dos alunos e promover a cultura regional. Essas foram algumas das metas alcançadas pelo Programa Integrar em 2015, iniciativa realizada pela Kinross, em parceria com a comunidade, poder público, lideranças e associações, que visa o desenvolvimento sustentável de Paracatu e região. Ao longo do ano, mais de 13 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações, que contaram com investimento de R$ 2 milhões só em 2015. O Programa Integrar atua em quatro eixos: Educação, Cultura, Geração de Trabalho e Renda e Educação Ambiental.
No eixo Educação, o Programa atua em duas frentes. Uma delas é criar estímulos para a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2015, o Programa conseguiu envolver 695 alunos em ações que deram ênfase à disciplina de Matemática. A outra frente tem como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de Ensino Fundamental. A frente contou com oito escolas atendidas, 746 alunos, 19 estagiários universitários, 40 projetos apoiados e 130 professores beneficiados. Quatro das escolas que possuem turmas de 5º ano e seis que possuem o 9º ano apresentaram 83% de taxa de elevação do IDEB em relação aos resultados de 2014 (últimas notas do IDEB).
No eixo Cultura, o Programa Integrar promoveu 389 horas de oficinas e engajou 52 grupos culturais da cidade e de outros municípios mineiros em eventos promovidos nas comunidades: nove edições do Circuito Integrar em escolas públicas; duas edições no Integrar na Praça, que contaram com a participação de seis mil moradores; e cinco edições do Integrar Comunidade nos bairros vizinhos às operações da Kinross. De acordo com Kênia Barbosa, moradora do Alto da Colina, os eventos são muito importantes principalmente para as crianças. “O Programa Integrar oferece um momento de interação e desenvolve a criatividade”, relata.
O Programa promove, ainda, o empreendedorismo, capacitação técnica de mão de obra e fortalece o pequeno negócio para a fomentação da economia local por meio do eixo Geração de Trabalho e Renda. Em 2015, um dos destaques foi o ACIS – Costurando Minha Dignidade, projeto voltado à formação de mulheres de baixa renda para a prestação de serviços de costura. A primeira turma capacitou 20 profissionais. A previsão é que em 2016 mais duas turmas sejam formadas. Outra frente importante é o desenvolvimento de pequenos negócios nas comunidades rurais de Paracatu. Para Gláucia Matos, presidente da Associação do Projeto de Assentamento Santa Rosa, o Programa garantiu o escoamento da produção de polpa de frutas. “Conseguimos fazer a inclusão de 65 famílias e o Programa Integrar foi a chave para o mercado, proporcionando uma fábrica estruturada e legalizada, além de assistência técnica durante todo o processo”, afirma.
Já o eixo Educação Ambiental envolveu 2092 estudantes de 15 escolas públicas e 205 horas de atividades sobre o assunto. Os alunos também participaram do concurso de redação com o tema “A importância da mineração em nossa vida”, que premiou nove alunos. “O Programa Integrar reforça o nosso compromisso com um dos principais valores da Kinross: a cidadania corporativa exemplar. Além disso, reafirma a importância das parcerias para a transformação social. Ao todo, nove projetos desenvolvidos por meio do Programa Integrar em 2015 e a expectativa é manter as iniciativas em 2016”, aposta Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades.
Créditos: Fabrício Soares / Ideia Comunicação Empresarial